quinta-feira, 31 de março de 2011

Carlos Daniel: "Piso de jogo favorece o Coimbrões"

(No dia da consagração, os adeptos do Coimbrões compareceram "em massa" no Parque Silva Matos. 15/05/2010.)
Carlos Daniel tem vinte e seis anos, e representou o Milheiroense na temporada passada, depois de uma passagem pelo mesmo clube em 05/06 e 06/07.
O avançado esteve, aliás, presente na vitória da sua equipa no reduto do Coimbrões, tendo sido substituído aos 58' minutos por Quim Pedro.
Convidado pelo "ConversasRedondas" a falar da sua "experiência" no Parque Silva Matos, Carlos Daniel acedeu ao convite do blog, e começou por falar do ambiente em torno do jogo:
"O ambiente é difícil, pois os adeptos vivem muito o clube, são "fanáticos" e acompanham o clube para todo o lado. A jogar em casa têm, normalmente, o estádio cheio e sempre em polvorosa, criando uma atmosfera difícil para o adversário e para os árbitros, sobretudo, para os fiscais de linha que estão praticamente "colados" aos adeptos. E qualquer que seja a decisão, boa ou má, que seja contra o Coimbrões há logo contestação. Para equipas e jogadores que não se deixem afectar, é o ambiente ideal para se jogar, mas como se tem provado as equipas não conseguem contrariar esse ambiente."
Depois, veio a questão do piso de jogo, que o avançado considera ser "outro ponto a favor" do Coimbrões:
"Outro ponto a favor do coimbrões é o piso de jogo. Muito duro, muito desgastado, fazendo com que a bola raramente consiga ser jogada pelo chão, pois salta bastante. E não é fácil a adaptação ao piso."
Carlos Daniel revelou também o "segredo" para vencer em Coimbrões, dizendo que "não se pode ter medo de assumir a vontade de ganhar, pois quando isso acontece o ambiente "vira" contra a própria equipa da casa":
"Para vencer em Coimbrões é necessário, na minha opinião, conseguir ter estofo e abstrair-se da pressão dos adeptos e mesmo da atitude provocatória dos jogadores, jogando sem medo e mostrar no inicio de jogo que se quer ganhar. Quando isso acontece, como foi nesse jogo, o ambiente vira e quem passa a "tremer" é a própria equipa da casa. Nesse jogo, começamos muito fortes, concentrados e a criar perigo de inicio, mesmo dando a iniciativa de jogo ao Coimbrões. Conseguimos marcar e depois jogamos com a intranquilidade deles. Foi também dos poucos jogos em que o Milheiroense jogou em equipa, mas isso são outras histórias."
Finalmente, o avançado natural de Santa Maria do Vale, freguesia pertencente ao concelho de Santa Maria da Feira, recordou que o jogo "foi quente, havendo muitas picardias e expulsões", falando ainda do facto da sua equipa "ter ficado retida no balneário, à espera que a polícia acalmasse os ânimos":
"Foi também um jogo quente, com muitas picardias e expulsões mas que "caiu" para o nosso lado, tendo também a equipa de arbitragem estado muito correcta e sem medos. À parte do jogo, o final foi complicado e tivemos de estar fechados no balneário até a policia ter controlado os ânimos dos adeptos da casa."
Formado nas camadas jovens do Arrifanense (esteve um ano nas escolinhas do Guisande), Carlos Daniel representou enquanto sénior,  além do Milheiroense, o próprio Arrifanense e ainda o Arouca, tendo subido o clube arouquense da III Divisão à II Divisão na temporada 07/08.

SC Coimbrões: factor casa é proponderante

(SC Coimbrões 0-1 Boavista FC, 27/03/2011.)
Há já alguns anos que Vila Nova de Gaia não tinha um clube do seu concelho a disputar a II Divisão B. Depois das descidas de Canelas (02/03) e Vilanovense (04/05), o último clube gaiense presente no terceiro escalão do futebol português, haviam sido os Dr. Sandinenses em 06/07.
Na presente temporada, Gaia voltou a ter um clube do seu concelho a disputar a II Divisão, "graças" ao Coimbrões, que faz também a sua estreia neste escalão.
Fundado em 1920, o Sporting Clube Coimbrões "apenas" se estreou nos campeonatos Nacionais na temporada 08/09, assegurando nessa mesma temporada a manutenção "imediata" na III Divisão, ao qualificar-se para a fase dos primeiros.
A época passada, o clube gaiense mudou-se para a Série C da III Divisão (em 08/09 havia disputado a Série B), fazendo uma temporada fantástica, onde além de ter vencido a primeira fase com os mesmos trinta e sete pontos do Avanca, "varreu" depois a segunda fase, a de promoção, tendo-se sagrado campeão nacional com quatro pontos de vantagem para o Cesarense.
Esta época, em ano de estreia na II Divisão, o Coimbrões ocupa a sexta posição da Zona Centro com trinta e nove pontos, estando a seis do líder, Tondela.
Mas no meio deste fantástico percurso que o clube gaiense tem vindo a fazer nos Nacionais, há uma coisa que salta à vista dos adeptos mais atentos: em duas temporadas, o Coimbrões apenas sofreu duas derrotas em casa, uma na temporada passada e outra esta temporada, embora ainda tenha de realizar mais três partidas no seu reduto, frente a Sertanense, União da Serra e Padroense.
O Parque Silva Matos, tem sido um verdadeiro quebra-cabeças para quem por lá passa, pois as bancadas estão bem juntas ao relvado, algo que dificulta a acção não só dos árbitros, mas também das equipas adversárias.
No entanto, e como eu escrevi anteriormente, já houve quem "furasse" o ambiente de Coimbrões, e saísse do Parque Silva Matos com três pontos na "mala".
Na temporada passada, e ainda na Primeira Fase da III Divisão Nacional, o Milheiroense venceu em Coimbrões por uma bola a zero, com o golo a ser apontado pelo médio Rui Pinho, "logo" aos 13' minutos.
Curiosamente, a equipa de Milheirós de Poiares acabou por descer aos Distritais de Aveiro no final da temporada 09/10. Pelo meio, conseguiu o "feito" de ser a única equipa a vencer em Coimbrões nessa mesma temporada.
Já esta temporada, e no passado domingo, o histórico Boavista "juntou-se" ao Milheiroense, vencendo no Parque Silva Matos também por uma bola a zero, com o golo axadrezado a ser apontado pelo brasileiro Beré, já em período de descontos.
Sendo assim, Milheiroense e Boavista foram as únicas equipas a conseguirem vencer no terreno do Coimbrões em duas temporadas, embora o clube gaiense ainda tenha de realizar mais três jogos no seu terreno.
Apesar de, como disse, o clube gaiense ainda ter de realizar três jogos em casa, este não deixa de ser um feito histórico, de um clube que está à "apenas" três temporadas nos Nacionais.

quarta-feira, 30 de março de 2011

"A figura do dia": Rúben Micael

Rúben Micael, tem vinte e quatro anos, é natural de Câmara de Lobos e estreou-se ontem pela Selecção A de Portugal, depois de ter sido internacional pela primeira vez ao serviço dos sub-20 lusos.
Essa era, de resto, a única internacionalização do médio ofensivo do FC Porto.
Representar a selecção A do seu país é o sonho de qualquer futebolista, e neste capítulo, Rúben Micael, não fugirá, certamente, à "regra".
O seu processo de formação foi "repartido" entre Câmara de Lobos e União da Madeira, e enquanto sénior, o médio representou sempre a equipa unionista, chegando ao Nacional no Verão de 2008, de onde se transferiu para o FC Porto em Janeiro de 2010.
Mas vamos ao que importa: convocado por Paulo Bento para o duplo compromisso de Portugal nestes últimos dias, Rúben Micael foi suplente não utilizado em Leiria frente ao Chile, jogando ontem a titular frente à Finlândia, efectuando a sua estreia pela selecção principal.
Mas não foi uma estreia qualquer. Se vestir a camisola principal das "Quinas" pela primeira vez, já é um grande orgulho, imagine agora o que é marcar dois golos no mesmo jogo de estreia.
Rúben Micael conseguiu-o, e mais do que ninguém, merece-o.
Não só pela qualidade evidenciada, tanto no Nacional como no FC Porto, mas principalmente, pela humildade que tem, e pelo facto de nunca ter desistido dos principais palcos do nosso futebol, depois de ter sido formado em clubes de menor "nomeada".
Por isto, Rúben Micael é "a figura do dia".

segunda-feira, 28 de março de 2011

II Divisão: Atlético derrotado pela primeira vez

(Depois de eliminar o FC Porto na Taça em 2007, o Atlético pode estar perto de voltar aos dias de glória.)
E à vigésima quinta jornada, o Atlético, líder destacado da Zona Sul da II Divisão, sofreu a primeira derrota na prova, e logo em casa, frente ao Oriental por 1-3.
Num derby lisboeta, com muitos anos de história, a equipa forasteira, a precisar de pontos para fugir à linha de água, levou a melhor sobre o Atlético, sendo então a primeira equipa a derrotar os âlcantarenses no campeonato.
Quando restam cinco jogos para o final da II Divisão, o Atlético perdeu o "estatuto" de equipa invencível, sendo que, agora nos campeonatos nacionais, a única equipa invicta, é o FC Porto.
Ontem, o Oriental entrou melhor na partida e logo aos 7', Sérgio Mendonça abriu o activo, com o Atlético a chegar ao empate à passagem do minuto 16', por intermédio do extremo Paulo Sérgio, que representou entre outros V. Guimarães e Sp. Braga.
Antes do intervalo, Samarra voltou a dar vantagem aos visitantes, e aos 63' já com a equipa do Atlético completamente balanceada para o ataque, Rui Burguette, defesa esquerdo formado no Estrela da Amadora, fechou o "livro", assinando o 1-3 final.
Com esta vitória, o Oriental, orientado por Carlos Manuel, ex jogador do Benfica e do Sporting, dispõe agora de nove pontos para o Casa Pia, primeira equipa dentro da linha de água, e de três para o também histórico Farense, que ocupa o décimo segundo lugar, posição que "valerá" a disputa de um "play-out" com os décimos segundos classificados das outras zonas.
Quanto ao Atlético, mantém a liderança destacada da Zona Sul, uma vez que os seus mais directos perseguidores, Mafra e Torreense, não venceram os seus jogos, algo que permite ao clube da Tapadinha ter nove pontos de avanço para o segundo classificado.

domingo, 27 de março de 2011

Taça de Portugal: V. Guimarães é o primeiro finalista

(Os adeptos vimaranenses presentes em Coimbra, no jogo de hoje, sentiam que o Jamor estava ali ao virar da esquina.)
Vinte e três anos depois, o Vitória de Guimarães está na final da Taça de Portugal.
A equipa vimaranense empatou hoje em Coimbra, frente à Académica a zero golos, e carimbou assim o "passaporte" para a final do Jamor 2011, aguardando agora pelo duelo entre Benfica e FC Porto, para saber quem será o seu adversário.
Com mais de vinte mil pessoas nas bancadas do Municipal de Coimbra, ambas as equipas tardaram a aparecer na partida, com o Vitória a conseguir "soltar-se" aos poucos, "obrigando" por várias vezes Peiser, a defesas apertadas.
Do lado da Briosa, a resposta surgiu quase em cima do intervalo, com Nilson a brilhar com duas defesas apertadas no mesmo lance, uma das quais de calcanhar.
O Vitória sentia cada vez mais dificuldades em segurar a vantagem trazida da primeira mão, mas a Académica mostrou-se incapaz na hora da finalização.
Nos momentos finais, os minhotos procuraram gerir a vantagem, enquanto os "estudantes", iam jogando mais com o coração do que com a cabeça.
Com este resultado, pode-se dizer que Faouzi, jogador do Vitória, foi o "herói" desta meia final, pois foi dele o único golo entre as duas equipas em cento e oitenta minutos de jogo.

Brasil: Rogério Ceni marcou golo cem

O guarda-redes brasileiro Rogério Ceni (na foto), marcou hoje o seu centésimo (!) golo da carreira, na vitória do "seu" São Paulo sobre o Corinthians de Liedson por 2-1.
O brasileiro de 38 anos, apontou o segundo golo do seu clube, na cobrança de (mais) um livre directo, quando estavam decorridos 53' minutos.
O Corinthians, com Liedson a jogar os 90' minutos, conseguiu reduzir para 2-1 aos 67', por intermédio de Dentinho.
Depois de apontar o golo, Rogério Ceni correu como se não houvesse "amanhã" pelo campo com os braços no ar, chegando mesmo a tirar a camisola, algo que lhe valeu o cartão amarelo. O seu feito figurou também nos placares electrónicos do estádio Morumbi, com toda a gente a querer felicitar o guardião.
Cá fica o vídeo do centésimo golo de Rogério Ceni:

sábado, 26 de março de 2011

Futebol de Praia: Sporting derrotado na Final

(Bruno Xavier e Leghissa felicitam Alan pelo golo marcado no jogo da meia-final.)
O Sporting foi hoje derrotado pelo Vasco da Gama na final do Mundialito de Clubes de Futebol de Praia.
Os "leões" até marcaram logo no primeiro minuto de jogo, por intermédio de Fernando Ddi, mas em dois minutos, os "vascaínos" deram a volta ao marcador, aumentando para o 1-3 aos 28'.
Belchior ainda reduziu para 2-3 aos 29', mas seria o Vasco a marcar novamente, quando estavam decorridos 35' minutos, resultado que permite ao "Vascão" vencer o Mundialito de Clubes.
Para chegar à final, a equipa portuguesa bateu na passada quinta-feira o Barcelona por uns expressivos 8-1, nos Quartos de Final, batendo ontem o Lokomotiv de Moscovo por 5-4 na meia final.
Depois de três derrotas consecutivas na fase de grupos, a equipa "leonina" "acordou" a tempo, vencendo depois três jogos consecutivos, que permitiram ao clube de Alvalade, chegar à final da prova.
No jogo de atribuição de 3º e 4º lugar, o Flamengo venceu por 5-4 o Lokomotiv de Moscovo, assegurando assim, um lugar no pódio.
Além de finalista vencido, o Sporting foi a equipa com mais derrotas na competição (quatro), e viu o seu guarda-redes, o português Paulo Graça, ser eleito o melhor guardião da prova.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Futebol de Praia: Sporting apura-se para os Quartos de Final

(Comitiva leonina presente no Mundialito de Clubes.)
Decorre durante esta semana o Mundialito de Clubes em futebol de praia, e que se realiza na cidade de São Paulo, no Brasil.
O Sporting, representante luso, conseguiu "apenas" hoje, na última jornada da fase de grupos, a qualificação para os Quartos de Final da prova, e que se realizam já amanhã.
Os "Leões" disputaram o Grupo A, juntamente com Santos, Corinthians, Seattle Sounders e Lokomotiv Moscovo, somando apenas uma vitória em quatro jogos, vitória essa sobre o Santos por 5-0.
Antes, o clube de Alvalade perdeu duas vezes pela margem mínima (Corinthians por 4-3; e Lokomotiv por 5-4), sendo copiosamente goleado pelos americanos do Seattle Sounders, 4-0, na terceira jornada.
Este Mundialito de Clubes, na vertente de futebol de praia, era composto por dois grupos de cinco equipas, em que apenas o último classificado de cada grupo, seria eliminado. Sendo assim, Santos (Grupo A) e Boca Juniors (Grupo B) estão de fora.
Nos quartos de final, o Sporting vai enfrentar o Barcelona, que curiosamente venceu o seu grupo, com três vitórias e uma derrota em quatro jogos.
O jogo entre os "Leões" e o "Barça" realiza-se amanhã pelas 17h15 (hora portuguesa) e terá transmissão em directo na SportTv.
Eis os restantes jogos dos Quartos de Final:

Flamengo (2º Grupo B) vs Seattle Sounders (3º Grupo A)
Lokomotiv Moscovo (1º Grupo A) vs AC Milan (3º Grupo B)
Corinthians (2º Grupo A) vs Vasco da Gama (4º Grupo B)

terça-feira, 22 de março de 2011

Ovarense Futebol: o "renascer" do futebol em Ovar

(Os festejos dos campeões de 2008/09.)
O futebol sénior em Ovar, "caiu" com o fechar portas da Associação Desportiva Ovarense. As camadas jovens da ADO mantiveram-se abertas e ainda mais unidas, em prol de um clube que num passado recente havia disputado os campeonatos profissionais, mas que agora estava sem Séniores, o tal "trampolim" que grande parte dos jovens que jogam futebol, ambiciona.
Depois de duas temporadas sem futebol sénior na cidade, alguém se "lembrou" de criar a Associação Desportiva Ovarense - Futebol, para que os jovens da formação dessem continuidade às suas carreiras no clube da sua terra.
Em virtude das muitas dívidas que assolaram o futebol sénior da AD Ovarense, a direcção do clube viu-se "obrigada" a criar uma nova secção, para poder formar plantel sénior, tendo em vista a temporada 2008/09.
E, foi assim, com um plantel composto maioritariamente por jovens oriundos da formação, que a Ovarense Futebol "varreu" por completo a III Divisão Distrital da AF Aveiro 08/09, sendo campeã com vinte e três pontos de avanço para o segundo classificado, Severense, e sem ter somado qualquer derrota na competição.
Na temporada passada, e já a competir na II Divisão Distrital, a Ovarense Futebol voltou a sagrar-se campeã, alcançando a proeza histórica de vencer dois campeonatos em dois anos de existência.
Esta temporada, e já no escalão maior do futebol aveirense, a descida da Ovarense Futebol, é já quase um dado adquirido, pois em vinte e quatro jornadas, a equipa "vareira" soma "apenas" dezoito pontos, fruto de seis vitórias, estando a oito pontos da primeira equipa fora da linha de água, que é o Mourisquense.
Para "finalizar", resta-me dizer que o símbolo da Ovarense Futebol é exactamente igual ao da AD Ovarense, tal como o equipamento, e como não podia deixar de ser, o clube também utiliza o Estádio Marques da Silva, como sua "casa".

Históricos do Nosso Futebol: Ovarense

Fundada a 19 de Dezembro de 1921, a Associação Desportiva Ovarense tem a sua sede na cidade de Ovar, distrito de Aveiro.
Da data da sua fundação até à temporada 34/35, a Ovarense disputou sempre os Distritais de Aveiro, conseguindo na dita temporada disputar uma espécie de "liguilha" com mais três equipas, que permitia a ascensão ao primeiro escalão.
Até 1950, a Ovarense conseguiu sempre disputar a "liguilha", com excepção apenas nas temporadas 35/36,47/48 e 49/50.
Em 50/51, os homens de Ovar disputaram a Série A da II Divisão, que era agora um campeonato composto por fase regular, e que contava com dez equipas, entre elas Leixões, Salgueiros, Gil Vicente ou Famalicão.
Nas quatro temporadas seguintes, os "vareiros" disputaram a III Divisão, acabando por descer aos Distritais na temporada 55/56.
Seguiram-se duas épocas nos Distritais de Aveiro, com novo regresso ovarense aos Nacionais na temporada 57/58. Dessa época até à temporada 64/65, a Ovarense disputou sempre a III Divisão, conseguindo em 1965 a promoção para a II Divisão.
Seguiram-se duas épocas na II Divisão, com nova descida do clube vareiro, não para a III Divisão, mas sim para os Distritais.
No último escalão do nosso futebol, a Ovarense esteve entre em 1967 e 1971, conseguindo depois um regresso com sucesso à III Divisão Nacional: 3º lugar em 71/72; 4º lugar em 72/73 e 5º lugar em 73/74.
Por "último", em 74/75, a Ovarense não foi além do 19º lugar entre vinte equipas, e voltou a "cair" para os Distritais, onde esteve depois até 1981.
Seguiram-se depois nove temporadas consecutivas na III Divisão, destacando-se o segundo lugar obtido em 89/90, que valeu aos "vareiros", subirem à II Divisão B.
Antes disso, a Ovarense havia conseguido um terceiro lugar, logo no ano de regresso aos Nacionais (71/72), conseguindo também três quartos lugares (72/73, 81/82 e 84/85).
Em 90/91, a "novidade" do futebol português, era a II Divisão B, novo campeonato e que estava dividido por três zonas (Norte, Centro e Sul), cada qual com vinte equipas.
A Ovarense que em 89/90 havia disputado a III Divisão, não deu hipótese à concorrência na Zona Centro da II Divisão B 90/91, sagrando-se campeã com nove pontos de avanço para o segundo classificado, Lousanense, somando vinte e seis vitórias, sete empates e cinco derrotas em trinta e oito jogos.
Assim sendo, o clube de Ovar conseguiu a ascensão à Liga de Honra, onde esteve durante cinco temporadas consecutivas, tendo como melhor classificação o sexto lugar obtido em 92/93. Em 93/94 e 94/95, a Ovarense obteve um sétimo e um oitavo lugar respectivamente.
Depois, em 95/96, o clube "vareiro" somou apenas quinze pontos em trinta e quatro jogos, e acabou por não conseguir mais do que o décimo oitavo e último lugar na Liga de Honra, classificação que valeu a descida ao conjunto "branco e preto".
Com a descida à II Divisão B, a direcção "vareira" optou por estabilizar as finanças do clube, com a Ovarense a obter o sétimo lugar em 96/97; o oitavo em 97/98 e o quinto em 98/99.
"Finalmente", em 99/00, os responsáveis pelo clube de Ovar, apostaram forte na subida, tal como prova a classificação da Zona Centro da II Divisão B dessa temporada: o Vilafranquense, segundo classificado, acabou o campeonato a treze pontos do líder, Ovarense.
No ano de regresso à Liga de Honra, os "vareiros" conseguiram o décimo primeiro lugar, garantindo a manutenção sem sobressaltos.
Seguiram-se mais cinco temporadas no segundo escalão, tendo como melhor classificação, o oitavo lugar obtido em 2002/2003; e como pior, o décimo sétimo obtido em 2005/2006, e que valeu a descida do clube à II Divisão B.
Nessa temporada, além de descerem seis equipas da Liga de Honra para a II Divisão B, a Ovarense entrou numa grave crise financeira, que levou grande parte do seu plantel a sair em Janeiro de 2006, "obrigando" por vezes os guarda-redes Armando e Évora a jogarem como avançados, ou os médios Zito e Renato a terem de ir para a baliza, tal era a falta de jogadores.
Aliás, no último jogo da Associação Desportiva Ovarense a nível sénior e profissional, Zito foi guarda-redes ante o líder e já campeão, Beira Mar, num jogo que os "vareiros" ... venceram por 2-1.
No final da temporada 05/06, a Ovarense "ganhou o direito" de disputar a II Divisão B, mas tal não veio a acontecer, porque o clube de Ovar fechou as portas do futebol sénior.
Actualmente, o clube funciona apenas com camadas jovens, e disputa os seus jogos caseiros no Estádio Marques da Silva, tendo como equipamento tradicional, camisola branca e preta com riscas horizontais, calção preto e meia preta.

Palmarés da AD Ovarense:
Campeonato Distrital da AF Aveiro: 8 (1930/1931; 1932/1933; 1934/1935; 1935/1936; 1938/1939; 1949/1950; 1954/1955; 1980/1981)
Campeonato Nacional da II Divisão B: 2 (1990/1991; 1999/2000)