sexta-feira, 29 de abril de 2011

"A foto do dia": É mesmo o Estádio da Luz?

A cidade de Lisboa foi assolada no princípio da tarde de hoje, por fortes trovoadas, a que se seguiram quedas de granizo e chuva intensa.
Perante este cenário de mau tempo, a capital do País ficou num verdadeiro caos, sendo que em várias zonas o trânsito chegou mesmo a ser cortado, devido à enxurradas.
Ora, quem não "escapou" a isto, foi o futebol, mais concretamente o Estádio da Luz. Depois de receber ontem um jogo da Liga Europa, o tapete do estádio do SL Benfica, ficou totalmente coberto por um enorme manto branco, "fruto" da queda de granizo.
Dificilmente, a direcção do Benfica não terá prejuízos com este "novo" tapete do Estádio da Luz.
Situação idêntica, aconteceu no Estádio José Gomes, antiga casa do extinto Estrela da Amadora, que à semelhança do Estádio da Luz, viu esta tarde o seu relvado ficar coberto por um enorme manto branco.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Liga Europa: FC Porto quase na final; Benfica vence Braga

Portugal está a noventa minutos, ou talvez menos, de ter duas equipas suas numa final europeia.
Esta noite, o FC Porto recebeu e venceu o Villarreal de Espanha por 5-1 (!), depois de estar a perder por uma bola a zero ao intervalo; enquanto o Benfica recebeu e venceu o Braga por 2-1.
Começando pelo jogo do Dragão, a equipa portista esteve longe de ter a tarefa simplificada, pois como seria de esperar, os espanhóis do Villarreal não viajaram até à cidade do Porto, apenas em "passeio".
Com o maior perigo espanhol a "residir" na dupla atacante formada por Nilmar e Rossi, uma distracção de Álvaro Pereira ao cair do pano da primeira parte, permitiu ao Villarreal inaugurar o marcador.
Cruzamento de Nilmar na direita, e na área Cani a antecipar-se a Otamendi e a Helton, e de cabeça a inaugurar o marcador, segundos antes do fecho do primeiro tempo.
No início do segundo tempo, o Villarreal andou perto do segundo golo, com Cazorla a servir Nilmar, mas Álvaro Pereira redimiu-se do erro da primeira parte, e na hora certa cortou o lance.
Aos 49', Falcao arrancou uma grande penalidade, de forma um pouco forçada, e o mesmo jogador acabaria por converter a oportunidade em golo, permitindo ao Porto chegar ao empate numa altura crucial da partida.
A partir daí, a equipa portista arrancou para um grande "amostra" de como deve uma equipa ser eficaz: aos 61', Guarín ganhou uma bola na direita, atirou ao poste, e na recarga de cabeça, fez o 2-1.
Seguiram-se mais três golos para o Porto (67'; 75' e 90') e todos eles apontados por Falcao: o primeiro e após assistência de Hulk do lado direito, Falcao limitou-se a encostar; o segundo, após livre milimetricamente cobrado por Guarín para a cabeça de Falcao; e o terceiro, após pontapé de canto, e novamente Falcao no sítio certo, à hora certa, a cabecear para o último golo da partida.
O FC Porto está com os dois pés na final de Dublin.
Pela mesma final de Dublin, lutam Braga e Benfica. Hoje, no estádio da Luz, a equipa da casa recebeu e venceu a equipa bracarense por duas bolas a uma, com os golos a aparecerem apenas no segundo tempo. Pelo menos os que foram validados.
É que logo aos 10' minutos, Cardozo fez balançar as redes da baliza de Arthur, mas o golo não foi válido, pois o avançado paraguaio estava "escandalosamente" em posição irregular.
Na etapa complementar, os golos "apareceram" de forma válida, com o Benfica a inaugurar o marcador por intermédio de Jardel. Cabeçada de Cardozo ao poste, e à boca da baliza, o central com nome de goleador, a encostar para o empate.
A "resposta" bracarense demorou apenas três minutos, pois aos 53' Vandinho na sequência de um livre a beneficiar a equipa de Braga, apareceu sozinho a cabecear para o empate.
No entanto, o jogo estava "louco" e aos 59', o Benfica voltou para a frente do marcador, por intermédio de Cardozo. Uma "bomba" do paraguaio na conversão de um livre.
Até final, o resultado não se alterou, mas já há duas baixas para o jogo da próxima semana: Aimar e Vandinho viram o amarelo, e vão cumprir castigo no jogo de Braga.
Os jogos da segunda mão disputam-se, como já disse, na próxima quinta-feira, dia cinco de Maio.

Juniores: FC Porto campeão

(À jornada três do apuramento de campeão, o FC Porto recebeu e venceu o Braga por 3-0.)
O FC Porto sagrou-se ontem campeão Nacional em Juniores, depois de vencer no Estádio José Bento Pessoa na Figueira da Foz, a Naval por um concludente 0-3.
Fílipe Barros mais conhecido por Pipo bisou, enquanto David fechou as contas, após assistência do mesmo Pipo.
Este é o vigésimo título dos "dragões" no escalão, recuperando assim um título que lhes fugia desde a temporada 2006/2007, na altura, a equipa de Castro, Ukra, Candeias, Bura, Ventura, Tengarrinha entre outros.
Na primeira fase do campeonato, os portistas dominaram por completo a Zona Norte, somando sessenta pontos, fruto de dezanove vitórias, três empates e zero derrotas, acabando naturalmente, na primeira posição.
No apuramento do campeão, prova que engloba os primeiros quatro classificados das Zonas Norte e Sul, os "dragões" vinham dominando a prova, e ontem selaram em definitivo a conquista do título, com a décima primeira vitória em doze jogos.
A dois jogos do fim do campeonato, a única equipa que para já se pode "gabar" de ter batido o campeão nacional, é o V. Guimarães que recebeu e venceu os azuis e brancos por uma bola a zero logo na segunda jornada.
No próximo domingo, os Juniores portistas recebem o Gondomar, e o jogo será realizado no Estádio do Dragão, em jeito de "prémio" pela conquista de ontem.
A geração que ontem se sagrou campeã sub-19, já se havia sagrado campeã de sub-15 e sub-17.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fausto: "Espero o Neuchâtel Xamax vencedor"

As palavras são de Fausto Lourenço (na foto), avançado português do Neuchâtel Xamax da Suiça, clube que na passada segunda-feira "carimbou" a passagem à final da Taça da Suiça, afastando o Zurique do também português Jorge Teixeira.
Mesmo apesar de ter sido suplente não utilizado no jogo da meia-final ante o Zurique, Fausto Lourenço acedeu ao convite do blogue e começou por descrever o sentimento que "reinava" no final da partida:
"É verdade, não joguei mas para mim é como se tivesse jogado! Porquê? Porque vivi o jogo como se estivesse lá dentro. Estava no banco com vontade de entrar mas, por vezes, as situações do jogo assim não o permitem. Não participei neste mas participei nos outros, por isso também faço parte desta "caminhada" que só enaltece a qualidade da equipa. Foi um momento fantástico, assim que a equipa do Zurique falhou o penalti. Confesso que vivi com emoção, porque para além de jogar no Neuchâtel Xamax, aprendi a gostar do clube, dos adeptos e da cidade" frisou.
A partida terminou empatada a um golo no fim do tempo regulamentar, e no prolongamento o resultado não se alterou. O golo do Zurique foi apontado pelo português Jorge Teixeira, e Fausto descreveu o jogo como tendo sido equilibrado:
"Foi um jogo equilibrado, pois ambas as equipas tiveram algum receio de arriscar. O Zurique não foi em nada superior a nós. Na primeira parte eles tiveram a situação do golo e pouco mais. Na segunda parte, assumimos mais o jogo, conseguimos jogar mais no meio campo adversário e acabámos por empatar. Aos 90' minutos tivemos a oportunidade mais flagrante do jogo, onde podíamos ter feito a festa antes do prolongamento e penaltis."
O avançado natural de Miranda do Corvo, comentou também a "campanha" do Neuchâtel na edição actual da Taça da Suiça, clube onde também jogam Paíto e Binya, dois jogadores jogadores bem conhecidos do futebol português, dizendo que esta "tem sido complicada":
"Tivemos uma edição de taça um pouco complicada, visto que eliminamos duas equipas de SuperLiga, Bellinzona e FC Thun. Jogámos também contra o FC Chiasso, equipa da segunda liga, e foi uma vitória complicada porque as equipas de segunda liga, quando jogam contra as da primeira, tentam-se superar a si mesmas. Mas sabe melhor chegar à quinta final da história do clube, onde podemos fazer história e trazer a taça para Neuchâtel" referiu.
Agora, na final, o Neuchâtel enfrentará o vencedor do encontro entre Sion e Biel-Bienne que se disputa apenas amanhã. Fausto diz não ter "preferências" e 'só' "espera o Neuchâtel vencedor":
"Entre o Sion e o Biel-Bienne, teoricamente a equipa de Bienne é mais acessível mas, como disse anteriormente, as equipas de segunda divisão têm sempre uma palavra a dizer. Estão na meia final porque eliminaram o Basileia, por isso não são uma equipa qualquer. Uma final é sempre uma final seja contra quem for e, como tal, não tenho "preferência". Espero o Neuchâtel Xamax vencedor..."
Aos 24 anos e depois de ter passado pelas camadas jovens de FC Porto e Académica, Fausto Lourenço representou como sénior, Tourizense, Anadia, Lokomotiv Mezdra da Bulgária e o Onisilos do Chipre antes de chegar ao Neuchâtel na actual temporada.

III Divisão: Oliveira do Douro somou primeiro triunfo

A cinco jogos do fim da época, o Oliveira do Douro somou a primeira vitória da temporada.
Depois de seis empates e vinte derrotas em vinte e seis jogos disputados, somando a fase regular do campeonato e a fase dos últimos da Série B da III Divisão, os gaienses conseguiram a primeira vitória da época na última jornada da primeira volta da fase dos últimos, batendo o vizinho e rival, Candal, por 3-1.
Nesta fase dos últimos, o percurso do Ol. Douro tem vindo a ser "positivo", pois nas primeiras quatro jornadas, o clube oliveirense somou três empates e uma derrota, participação essa que foi agora "reforçada" com o primeiro triunfo da época, que permite aos oliveirenses somarem agora oito pontos, mantendo, no entanto, a última posição.
Depois do último embate entre estes dois emblemas não ter chegado ao fim, conforme noticiei aqui no blogue, desta vez a partida chegou mesmo ao fim, e a vitória do Ol. Douro não sofre contestação.
A equipa da casa inaugurou o marcador à passagem do minuto 30', por intermédio do "veterano" defesa Rómulo, jogador que fez toda a sua carreira no Gondomar e que esta temporada "chegou" ao Oliveira do Douro.
No segundo tempo, o técnico do Candal, Paulo Santos, lançou o médio Bruno Costa aos 55' e esse mesmo jogador viria a empatar a partida quando estavam decorridos 59' minutos.
A equipa do Oliveira do Douro acreditava que poderia somar a primeira vitória da época, e foi assim que aos 79', Hugo Figueiredo assinou o 2-1 favorável aos da casa.
Já em período de descontos, a equipa oliveirense fechou o marcador por intermédio do ainda júnior, Serafim.
Na próxima jornada, o Ol. Douro recebe o Rebordosa, enquanto o Candal se desloca ao terreno do Mondinense, necessitando de vencer para poder "respirar" melhor, uma vez que a equipa candalense está já na linha de despromoção.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

"O vídeo da semana": PanterasNegras no comboio

("PanterasNegras" em Esmoriz no passado sábado.)
Já se sabe que o futebol nos pode mudar o sentido de humor numa questão de segundos. Mas se a nossa equipa tem somado vitórias nos últimos jogos e luta pelos primeiros lugares, então a cada vitória conseguida, a nossa "moral" aumenta de forma significativa. E é isso que se tem passado com as "PanterasNegras", claque de apoio ao Boavista.
Os "axadrezados" lutam pela subida à Liga Orangina, e no passado sábado deslocaram-se a Esmoriz, "arrancando" uma vitória "a ferros" sobre a equipa local por uma bola a zero, com o golo a ser apontado a cinco minutos do fim por intermédio de Hélio.
Com este triunfo, o Boavista mantém-se na perseguição ao líder Tondela, embora em igualdade pontual com o Padroense e com desvantagem no confronto directo; e quando falta disputar apenas uma jornada.
Depois da vitória, a claque boavisteira voltou a casa usando o comboio, e no interior da locomotiva, a alegria dos adeptos "axadrezados" era evidente.
Tão evidente, que nem o famoso "pica" "escapou" às brincadeiras dos adeptos, como se pode ver no vídeo:

domingo, 24 de abril de 2011

Taça da Liga: Benfica volta a vencer competição

O Benfica venceu ontem pela terceira vez consecutiva a Taça da Liga, sendo que os "encarnados" venceram três das quatro edições realizadas.
No Estádio Municipal de Coimbra, a equipa encarnada bateu o Paços de Ferreira por duas bolas a uma, mas a sua tarefa perante a equipa pacense, não foi nada fácil.
Aos 17' minutos, Fábio Coentrão em mais uma das suas "arrancadas" pela esquerda, tirou cruzamento para a área, onde apareceu Franco Jara a cabecear sem oposição para o golo.
Aos 30', penalti a beneficiar os pacenses, mas na conversão, Manuel José a permitir grande intervenção a Moreira, que ontem voltou à titularidade.
Como quem não marca, "sofre", o Benfica chegou ao 2-0 quando estavam decorridos 42' minutos. Livre batido por Carlos Martins, desvio de Luisão e Javi García completamente sozinho no interior da área a rematar para o segundo golo da noite.
No início do segundo tempo, o Paços surgiu mais "espevitado" e logo aos 50', chegou ao golo, após auto-golo de Luisão, que desviou a bola de forma subtil, quando Moreira tinha o lance controlado.
Depois, André Leão quase fazia auto-golo; e na "resposta" Rondón andou perto do empate.
Ainda assim, a segunda parte foi praticamente toda do Paços, que por diversas vezes esteve perto de chegar ao empate, mas nunca conseguiu materializar em golos as oportunidades de que dispôs.
Do lado benfiquista, Cardozo podia ter "acabado" com o jogo em cima do minuto noventa, mas o seu remate mais pareceu um passe direccionado a Cássio.
Mesmo vencendo a Taça da Liga pela terceira vez consecutiva, a equipa "encarnada" não se "livrou" de ser assobiada no jogo de ontem, sempre que jogava "para trás".
Para a história, fica a terceira vitória do Benfica em quatro edições da competição.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sacavenense: Juniores chegam à I Divisão Nacional em apenas duas épocas

(Plantel júnior do SG Sacavenense, versão 2010/2011.)
Os Juniores do Sacavenense passaram em "apenas" duas temporadas, dos Distritais de Lisboa para a I Divisão Nacional da categoria.
O "principal responsável" por este feito, é Nuno Carvalho, ex jogador do Boavista na década de noventa, e que agora orienta o escalão máximo da formação de Sacavém.
Mas, vamos ao "início" da estória: a temporada passada, na Divisão de Honra de Juniores da AF Lisboa, o Sacavenense liderou a prova praticamente desde o início, sagrando-se campeão com dez pontos de avanço para o segundo classificado, CAC Pontinha. Vinte e cinco vitórias em trinta jogos, a que se juntaram mais dois empates e duas derrotas; noventa e dois golos marcados (!) e vinte e nove sofridos; total de setenta e sete pontos somados.
No meio disto tudo, houve ainda um jogo disputado pelos dois primeiros classificados, que acabou com ambos os clubes a serem punidos com a derrota, devido a trocas de agressões entre jogadores de ambas as equipas.
Esta temporada, os Juniores do Sacavenense mantiveram a mesma dinâmica da época transacta, vencendo a fase regular da Série C da II Divisão Nacional com um ponto "à maior" sobre o segundo classificado, Casa Pia.
Os jovens de Sacavém somaram catorze vitórias, quatro empates e quatro derrotas em vinte e dois jogos, marcando um total de cinquenta e quatro golos, sofrendo "apenas" dezanove.
De seguida, o Sacavenense disputou a segunda fase, a fase que daria acesso ao primeiro escalão da categoria Júnior. Implacáveis, os sacavenenses venceram todos os seis jogos que disputaram, marcando vinte golos, e sofrendo "apenas" sete, levando desta forma a melhor sobre os seus adversários na luta pela subida, que foram Louletano, Oeiras e Ribeira Brava.
Agora, segue-se o apuramento do Campeão juntamente com Boavista, Sanjoanense e Portimonense, as outras três equipas que venceram as suas séries na luta pela subida.
Mas uma coisa é certa: já nada tira esta equipa da história do clube e do futebol nacional.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Taça de Portugal: FC Porto vence na Luz e está na final

Reviravolta total na meia final da Taça de Portugal. Depois de perder por 0-2 em casa com o Benfica, o FC Porto deslocou-se ontem à noite ao Estádio da Luz, e venceu por 1-3, mostrando uma vez a sua superioridade ao longo de toda a temporada. Os "Dragões" chegaram mesmo ao 0-3.
Depois de uma primeira parte em que apenas Falcao andou muito perto de inaugurar o marcador, e logo por duas vezes na mesma jogada, rematando a primeira contra Júlio César, e na resposta atirando para a bancada, na segunda parte esperava-se um jogo mais aberto, até porque o resultado não interessava ao FC Porto.
E aos 64', João Moutinho assinou o seu segundo golo com a camisola do FC Porto, ambos na Taça de Portugal: Rodríguez serviu o médio à entrada da área, e este rematou forte e colocado, sem hipótese de defesa para Júlio César.
Aos 71', Alvaro Pereira "desceu" o corredor esquerdo e serviu Hulk, com o brasileiro a aproveitar para fazer o 0-2, embora estivesse em posição irregular. O Porto igualava a eliminatória, mas ainda não "chegava" para passar.
E três minutos depois, os azuis e brancos chegaram mesmo à "chapa três": remate de Falcao, a bola a desviar em Javi García e a trair Júlio César. Estava feito o 0-3 a cerca de vinte minutos do fim.
Aos 77' Jara andou perto do 1-3, e esse resultado haveria de "chegar" dois minutos depois, pois na sequência de um pontapé de canto favorável aos "encarnados", Carlos Xistra vislumbrou uma grande penalidade cometida por Sapunaru, que Cardozo haveria de transformar em golo.
O FC Porto acabou por vencer de forma clara o seu adversário, pois foi superior ao longo de toda a partida, e nem o fora-de-jogo de Hulk no segundo golo mancha uma exibição fantástica dos portistas.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vila FC "responde" com comunicado

Da parte do Vila FC, a "resposta" foi dada através de um lançamento de um comunicado por parte da Comissão Administrativa que gere o clube, e que se segue:

"ASSUNTO:- Jogo “FC Cerco do Porto / Vila FC”
2.ª Divisão Distrital

Vila Nova de Gaia, 19 de Abril de 2011

Na sequência dos gravíssimos incidentes havidos antes do encontro em epígrafe vimos, expôr o seguinte:

1. Quando a comitiva do Vila F.C. chegou, cerca das 15h00, ao Complexo Desportivo de Campanhã, o autocarro foi imediatamente impedido de entrar nas Instalações, por um indivíduo que estacionou um automóvel junto à rampa de acesso à entrada e diversos elementos ligados ao F.C. Cerco do Porto.

2. O autocarro foi estacionado na estrada junto ao passeio, em frente ao parque de estacionamento do campo.

3. Vários elementos da comitiva, ao saírem do autocarro, foram barbaramente agredidos por diversos indivíduos (entre os quais, identificamos um atleta do F.C. Cerco do Porto), que ali se encontravam à espera da chegada da comitiva do Vila F.C. e que, oportunamente, será objecto de queixa crime.

4. Passados alguns momentos e após já terem havido bastantes agressões, chegaram junto do autocarro, 4 ou 5 elementos de Autoridade (PSP), para tentarem impedir mais agressões, e pediram para a comitiva voltar para dentro do autocarro, e para ir embora, visto que não estavam reunidas as mínimas condições de segurança para a recepção/acompanhamento da comitiva do Vila F.C.

5. A comitiva do Vila F.C., cumpriu todas as instruções dadas pela Autoridade (PSP) no local, seguindo desde logo, até à 3.ª esquadra da PSP do Porto, sita na Rua do Heroísmo, a fim de apresentar a respectiva queixa pelos acontecimentos supra mencionados.

6. Apresentada a respectiva queixa, 2 Directores do Vila F.C., acompanhados por 2 elementos de Autoridade (PSP), deslocaram-se ao Complexo Desportivo de Campanhã para entregarem à Equipa de Arbitragem, o respectivo boletim do jogo, juntamente com as licenças dos jogadores mencionados no boletim, bem como comunicar que a comitiva não tinha condições físicas (vários atletas e treinadores com diversos ferimentos), nem condições psicológicas, resultantes das agressões mencionadas nos pontos n.º 3 e 4, para a realização do respectivo jogo.

7. Perante estes factos, os elementos da comitiva alvo das agressões deslocaram-se ao Instituto de Medicina Legal, a fim de serem atestadas as respectivas agressões.

Estes foram, em linhas gerais os factos ocorridos, que lamentamos profundamente e que foram objecto do nosso e-mail de 13 de Abril (junto da AFP), no qual já alertávamos para eventuais incidentes que, infelizmente se vieram a verificar de forma agravada.

Pelo exposto, esperamos uma análise profunda dos acontecimentos que, a não serem severamente punidos, poderão vir a constituir uma porta aberta para que qualquer equipa consiga vencer os jogos recorrendo à intimidação e violência psíquica e física.

Assim, a terminar manifestamos a nossa convicção, a bem da justiça desportiva de que tais factos não poderão jamais deixar de ser penalizados quer no aspecto desportivo, quer no aspecto disciplinar.

A Comissão Administrativa do Vila F C."