(Campeão de Espanha em 2000, o Depor vai agora jogar na II Divisão.)
Depois da Sampdoria em Itália, outro histórico europeu desceu ao segundo escalão do seu país. Desta feita, foi o Corunha em Espanha, que perdeu na última jornada com o Valência por 0-2.
Zé Castro ficou fora da convocatória, e viu da bancada a sua equipa ser derrotada pela equipa de Miguel e Ricardo Costa, que à semelhança do jogador do Depor, também ficaram de fora.
Aduriz abriu o activo para a equipa "Ché" logo aos 4', e os da casa passaram todo o jogo na luta pelo empate, mas Roberto Soldado sentenciou a partida já perto do minuto 90'.
É a segunda vez que o Valencia se "assume" como "carrasco" do Depor, pois em 1994 a equipa valenciana havia tirado o título de campeão aos galegos, permitindo ao Barça vencer o campeonato.
O Corunha entrou para a última jornada na décima sétima posição, um ponto acima da linha de água, mas ao perder e com a vitória do Saragoça por 1-2 no terreno do Levante, a equipa galega "caíu" para a zona de despromoção e acompanha assim o Hércules e o Alméria na descida ao segundo escalão.
Com a descida de um histórico, salvaram-se outros históricos, como o Maiorca de Nunes e a Real Sociedad, bem como o Saragoça naturalmente.
Este foi um campeonato algo conturbado para o Depor, que nas primeiras oito jornadas somou quatro empates e quatro derrotas, averbando o primeiro triunfo apenas à nona jornada.
A equipa teve depois alguns "sinais" de recuperação, terminando a primeira volta no décimo segundo lugar com vinte e um pontos, cinco acima da linha de água.
Entre as jornadas vinte e três e vinte e sete, os galegos não perderam nenhum jogo, tendo os mesmos cinco pontos de avanço para a linha de água a onze jornadas do fim.
Seguiram-se mais cinco jornadas, com duas vitórias, dois empates e uma derrota, mas sempre com cinco pontos de avanço para a linha de água.
Nas últimas seis jornadas, o Depor sentenciou de forma algo "trágica" a sua temporada, vencendo apenas um dos últimos seis jogos, acabando por cair na linha de água quando não devia: na última jornada.
domingo, 22 de maio de 2011
sábado, 21 de maio de 2011
Liga Orangina: Feirense está na ZON Sagres
(Henrique, com dois golos, 'deu' a subida ao Feirense.)
Vinte e um anos depois da última presença, o Feirense está de regresso ao primeiro escalão do futebol português.
Os azuis de Santa Maria da Feira precisavam "apenas" de vencer o jogo de hoje frente ao D. Aves para garantirem a promoção e não se fizeram rogados, conquistando um triunfo por duas bolas a zero, com ambos os golos a serem apontados pelo central Henrique (na foto), ele que na época passada representava, precisamente, o D. Aves.
No segundo lugar, segue o Gil Vicente que venceu no Estoril por 1-3, depois de ter estado em desvantagem. Na 'peugada' dos gilistas está o Trofense que também venceu o seu jogo, batendo o Sp. Covilhã por 2-1, adiando todas as decisões da subida para o próximo fim-de-semana.
Na luta pela manutenção, Varzim e Covilhã lutarão pela última 'vaga' no segundo escalão na próxima semana. Curiosamente, estes dois clubes já haviam lutado pela manutenção na época transacta, até à última jornada, tendo ambos levado a melhor sobre o D. Chaves.
Hoje, o Varzim perdeu em casa com o Belenenses por 1-2, resultado que permitiu aos de Belém segurarem a manutenção. O Sp. Covilhã, como já disse, foi derrotado pelo Trofense.
Vinte e um anos depois da última presença, o Feirense está de regresso ao primeiro escalão do futebol português.
Os azuis de Santa Maria da Feira precisavam "apenas" de vencer o jogo de hoje frente ao D. Aves para garantirem a promoção e não se fizeram rogados, conquistando um triunfo por duas bolas a zero, com ambos os golos a serem apontados pelo central Henrique (na foto), ele que na época passada representava, precisamente, o D. Aves.
No segundo lugar, segue o Gil Vicente que venceu no Estoril por 1-3, depois de ter estado em desvantagem. Na 'peugada' dos gilistas está o Trofense que também venceu o seu jogo, batendo o Sp. Covilhã por 2-1, adiando todas as decisões da subida para o próximo fim-de-semana.
Na luta pela manutenção, Varzim e Covilhã lutarão pela última 'vaga' no segundo escalão na próxima semana. Curiosamente, estes dois clubes já haviam lutado pela manutenção na época transacta, até à última jornada, tendo ambos levado a melhor sobre o D. Chaves.
Hoje, o Varzim perdeu em casa com o Belenenses por 1-2, resultado que permitiu aos de Belém segurarem a manutenção. O Sp. Covilhã, como já disse, foi derrotado pelo Trofense.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
'Herói' da final: Falcao
Radamel Falcao foi eleito o 'homem do jogo'. Não era para mais: uma oportunidade para marcar, um golo.
A cumprir a segunda temporada no FC Porto, Falcao é já o melhor marcador dos portistas nas competições europeias com vinte e dois golos, isto além de ser já o melhor marcador de sempre (!) numa competição europeia. Fez dezassete golos na Liga Europa, com destaque para dois 'hat-tricks' (Rapid Viena e Spartak Moscovo) e um 'poker' (Villarreal).
Depois de um começo algo "apagado" em termos de golos, Falcao disse "estar a guardar o seu melhor para a Liga Europa". E guardou mesmo. A juntar a estes dezassete golos, há ainda mais um, apontado na pré-eliminatória ante o Genk, algo que a UEFA não contabiliza juntamente com o resto da prova.
Falcao é algo impressionante. Alguém dizia a tempos que estava na linha de Lisandro. Ambos são muito parecidos a jogar: muita garra, muita disposição, muita vontade de ajudar a equipa.
Mas Falcao supera Lisandro em várias coisas: uma delas é o poder de impulsão no jogo aéreo.
E isto de fazer um golo numa oportunidade, ou dois em duas, etc, que me recorde só houve um jogador assim no FC Porto: Mário Jardel.
Falcao se continuar no Porto na próxima temporada, "ameaça" tornar-se um caso sério em número de golos apontados na Europa. Ainda mais do que aquilo que já se tornou.
A cumprir a segunda temporada no FC Porto, Falcao é já o melhor marcador dos portistas nas competições europeias com vinte e dois golos, isto além de ser já o melhor marcador de sempre (!) numa competição europeia. Fez dezassete golos na Liga Europa, com destaque para dois 'hat-tricks' (Rapid Viena e Spartak Moscovo) e um 'poker' (Villarreal).
Depois de um começo algo "apagado" em termos de golos, Falcao disse "estar a guardar o seu melhor para a Liga Europa". E guardou mesmo. A juntar a estes dezassete golos, há ainda mais um, apontado na pré-eliminatória ante o Genk, algo que a UEFA não contabiliza juntamente com o resto da prova.
Falcao é algo impressionante. Alguém dizia a tempos que estava na linha de Lisandro. Ambos são muito parecidos a jogar: muita garra, muita disposição, muita vontade de ajudar a equipa.
Mas Falcao supera Lisandro em várias coisas: uma delas é o poder de impulsão no jogo aéreo.
E isto de fazer um golo numa oportunidade, ou dois em duas, etc, que me recorde só houve um jogador assim no FC Porto: Mário Jardel.
Falcao se continuar no Porto na próxima temporada, "ameaça" tornar-se um caso sério em número de golos apontados na Europa. Ainda mais do que aquilo que já se tornou.
Liga Europa: FC Porto vence competição
"Caiu o pano" sobre a Liga Europa com o FC Porto a vencer a final ante o Sp. Braga. Numa final cem por cento portuguesa, mas com apenas sete jogadores portugueses a jogarem de início, e isto, somando os jogadores de uma e outra equipa, o Porto superiorizou-se ao Braga, numa final que não foi muito bem jogada.
Na primeira parte há a destacar três lances dignos de registo: um por Custódio aos 4', que isolado poderia ter feito muito melhor; outro de Hulk aos 8' que depois de tirar Sílvio e Paulo César do caminho, ficou a centímetros do golo; e o último aos 42' que deu o único golo do jogo: perca de bola de Rodríguez a meio-campo; arrancada de Guarín e cruzamento milimétrico para a área, onde o inevitável Falcao, apontou mais um excelente golo de cabeça.
No segundo tempo, Domingos deixou no balneário, Rodríguez e Hugo Viana por troca com Kaká e Mossoró, e foi o médio brasileiro quem desperdiçou a grande oportunidade da etapa complementar, quando depois de um "brinde" de Fernando, e frente-a-frente com Helton, não conseguiu desfeitear o seu compatriota.
Nem com uma atitude melhor por parte dos bracarenses, o jogo ficou mais "aberto", escasseando ainda mais as oportunidades de golo, tanto de um lado como de outro, com o FC Porto a voltar ao jogo que fez no primeiro tempo: contenção e "paciência" na esperança de conseguir furar as redes adversárias.
No final, o triunfo portista foi justo, uma vez que os "Dragões" foram a equipa com "sinal mais", mesmo depois de um jogo tão fraco parte-a-parte.
Cheguei mesmo a dizer que o jogo parecia um jogo do nosso campeonato. E não pareceu?
Parabéns ao FC Porto pela conquista da Liga Europa...
Ficha de Jogo:
Jogo realizado no Estádio Lansdowne Road (Arena de Dublin), em Dublin
Equipa de arbitragem composta por: Carlos Velasco (Árbitro Principal - Espanha); Roberto Fernandez e Jesus Calvo (Árbitros Assistentes); Fernandez Borbalán (Quarto Árbitro)
FC Porto: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Guarín (Belluschi 73'); Hulk, Falcao e Varela (James Rodríguez 79').
Treinador: André Villas-Boas. Suplentes Não Utilizados: Beto; Maicon, Souza, Rúben Micael e Walter.
Sp. Braga: Artur; Miguel Garcia, Paulão, Rodríguez (Kaká 45') e Sílvio; Vandinho e Custódio; Alan, Hugo Viana (Márcio Mossoró 45') e Paulo César; Lima (Meyong 66').
Treinador: Domingos Paciência. Suplentes Não Utilizados: Cristiano; Elderson, Salino e Hélder Barbosa.
Disciplina:
Amarelos: Hugo Viana 24'; Sílvio 30'; Sapunaru 49'; Miguel Garcia 55'; Márcio Mossoró 59'; Kaká 80'; Helton 90'; Rolando 90';
Marcador: 1-0 Falcao 42'.
Na primeira parte há a destacar três lances dignos de registo: um por Custódio aos 4', que isolado poderia ter feito muito melhor; outro de Hulk aos 8' que depois de tirar Sílvio e Paulo César do caminho, ficou a centímetros do golo; e o último aos 42' que deu o único golo do jogo: perca de bola de Rodríguez a meio-campo; arrancada de Guarín e cruzamento milimétrico para a área, onde o inevitável Falcao, apontou mais um excelente golo de cabeça.
No segundo tempo, Domingos deixou no balneário, Rodríguez e Hugo Viana por troca com Kaká e Mossoró, e foi o médio brasileiro quem desperdiçou a grande oportunidade da etapa complementar, quando depois de um "brinde" de Fernando, e frente-a-frente com Helton, não conseguiu desfeitear o seu compatriota.
Nem com uma atitude melhor por parte dos bracarenses, o jogo ficou mais "aberto", escasseando ainda mais as oportunidades de golo, tanto de um lado como de outro, com o FC Porto a voltar ao jogo que fez no primeiro tempo: contenção e "paciência" na esperança de conseguir furar as redes adversárias.
No final, o triunfo portista foi justo, uma vez que os "Dragões" foram a equipa com "sinal mais", mesmo depois de um jogo tão fraco parte-a-parte.
Cheguei mesmo a dizer que o jogo parecia um jogo do nosso campeonato. E não pareceu?
Parabéns ao FC Porto pela conquista da Liga Europa...
Ficha de Jogo:
Jogo realizado no Estádio Lansdowne Road (Arena de Dublin), em Dublin
Equipa de arbitragem composta por: Carlos Velasco (Árbitro Principal - Espanha); Roberto Fernandez e Jesus Calvo (Árbitros Assistentes); Fernandez Borbalán (Quarto Árbitro)
FC Porto: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Guarín (Belluschi 73'); Hulk, Falcao e Varela (James Rodríguez 79').
Treinador: André Villas-Boas. Suplentes Não Utilizados: Beto; Maicon, Souza, Rúben Micael e Walter.
Sp. Braga: Artur; Miguel Garcia, Paulão, Rodríguez (Kaká 45') e Sílvio; Vandinho e Custódio; Alan, Hugo Viana (Márcio Mossoró 45') e Paulo César; Lima (Meyong 66').
Treinador: Domingos Paciência. Suplentes Não Utilizados: Cristiano; Elderson, Salino e Hélder Barbosa.
Disciplina:
Amarelos: Hugo Viana 24'; Sílvio 30'; Sapunaru 49'; Miguel Garcia 55'; Márcio Mossoró 59'; Kaká 80'; Helton 90'; Rolando 90';
Marcador: 1-0 Falcao 42'.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Há 10 Anos: Boavista Campeão
(Palavras para quê? Boavista FC Campeão Nacional 2000/2001.)
Em dia histórico para o futebol português, escrevo aqui que há precisamente dez anos, outro clube nortenho gravou o seu nome na história do "nosso" futebol e do futebol mundial: falo claro, do Boavista, que no dia 18 de Maio de 2001 se sagrou campeão Nacional pela primeira e, até ao momento, única vez na sua história.
Várias pessoas estiveram ligadas ao crescimento do Boavista, enquanto clube de "topo", havendo a destacar os nomes de Valentim Loureiro e do seu filho João; Manuel José e Jaime Pacheco.
Foi precisamente ao "leme" de Manuel José que os boavisteiros haveriam de ficar conhecidos como "o clube das camisolas esquisitas", isto depois de eliminarem o Inter de Milão da Taça UEFA na temporada 91/92.
Seguiu-se a conquista da Taça de Portugal em 96/97 com Nuno Gomes e Sanchez a destacarem-se e a rumarem ao Benfica; e um segundo lugar no campeonato de 98/99.
Estava dado o "mote" e em 00/01, após vencer o FC Porto por 1-0 na última jornada da primeira volta, o Boavista "agarrou" a liderança e não mais a largou, assumindo a candidatura ao título a oito jornadas do fim, queixando-se alegadamente da arbitragem num jogo que acabaria por empatar com o Marítimo na Madeira a um golo.
Nesses oito jogos que faltavam, os "axadrezados" somaram sete triunfos e uma derrota, derrota essa por 4-0 e nas Antas na última jornada, algo que já não interferiu com a classificação final.
E há precisamente dez anos, os boavisteiros festejaram a conquista de um campeonato inédito. A partida iniciou-se ao princípio da noite de uma sexta-feira, e o adversário era o D. Aves, equipa que já estava despromovida ao segundo escalão à entrada para a penúltima jornada.
Aos 22' minutos, Jorge Soares introduziu a bola na sua própria baliza e o Boavista passava a vencer, contando com uma ajuda "extra", mas sempre "bem-vinda".
No segundo tempo, os "axadrezados" trataram de confirmar a sua superioridade, fazendo mais dois golos, desta feita apontados pelos inevitáveis goleadores, Elpídio Silva e Whelitton.
No final da partida e mal o árbitro Duarte Gomes apitou para o fim do encontro, a noite foi de festa na cidade do Porto, estimando-se que cerca de trinta mil pessoas tenham estado presentes na Rotunda da Boavista para festejarem um feito histórico do seu clube, que assim se juntou ao Belenenses como as únicas equipas a conseguirem "furar" a hegemonia de títulos dos "Grandes".
Campeões Nacionais pelo Boavista FC 2000/2001:
William; Ricardo; Rui Óscar; Frechaut; Quevedo; Erivan; Sérgio Carvalho; Litos; Pedro Emanuel; Marçal; Duda; Petit; Rui Bento; Geraldo; Jorge Silva; Pedro Santos; Gouveia; Sanchez; Jorge Couto; Martelinho; Rogério; Silva; Demétrios e Whelliton. Estavam no plantel e nunca foram utilizados, apesar de convocados: Khadim, Emanuel e Moreira.
Em dia histórico para o futebol português, escrevo aqui que há precisamente dez anos, outro clube nortenho gravou o seu nome na história do "nosso" futebol e do futebol mundial: falo claro, do Boavista, que no dia 18 de Maio de 2001 se sagrou campeão Nacional pela primeira e, até ao momento, única vez na sua história.
Várias pessoas estiveram ligadas ao crescimento do Boavista, enquanto clube de "topo", havendo a destacar os nomes de Valentim Loureiro e do seu filho João; Manuel José e Jaime Pacheco.
Foi precisamente ao "leme" de Manuel José que os boavisteiros haveriam de ficar conhecidos como "o clube das camisolas esquisitas", isto depois de eliminarem o Inter de Milão da Taça UEFA na temporada 91/92.
Seguiu-se a conquista da Taça de Portugal em 96/97 com Nuno Gomes e Sanchez a destacarem-se e a rumarem ao Benfica; e um segundo lugar no campeonato de 98/99.
Estava dado o "mote" e em 00/01, após vencer o FC Porto por 1-0 na última jornada da primeira volta, o Boavista "agarrou" a liderança e não mais a largou, assumindo a candidatura ao título a oito jornadas do fim, queixando-se alegadamente da arbitragem num jogo que acabaria por empatar com o Marítimo na Madeira a um golo.
Nesses oito jogos que faltavam, os "axadrezados" somaram sete triunfos e uma derrota, derrota essa por 4-0 e nas Antas na última jornada, algo que já não interferiu com a classificação final.
E há precisamente dez anos, os boavisteiros festejaram a conquista de um campeonato inédito. A partida iniciou-se ao princípio da noite de uma sexta-feira, e o adversário era o D. Aves, equipa que já estava despromovida ao segundo escalão à entrada para a penúltima jornada.
Aos 22' minutos, Jorge Soares introduziu a bola na sua própria baliza e o Boavista passava a vencer, contando com uma ajuda "extra", mas sempre "bem-vinda".
No segundo tempo, os "axadrezados" trataram de confirmar a sua superioridade, fazendo mais dois golos, desta feita apontados pelos inevitáveis goleadores, Elpídio Silva e Whelitton.
No final da partida e mal o árbitro Duarte Gomes apitou para o fim do encontro, a noite foi de festa na cidade do Porto, estimando-se que cerca de trinta mil pessoas tenham estado presentes na Rotunda da Boavista para festejarem um feito histórico do seu clube, que assim se juntou ao Belenenses como as únicas equipas a conseguirem "furar" a hegemonia de títulos dos "Grandes".
Campeões Nacionais pelo Boavista FC 2000/2001:
William; Ricardo; Rui Óscar; Frechaut; Quevedo; Erivan; Sérgio Carvalho; Litos; Pedro Emanuel; Marçal; Duda; Petit; Rui Bento; Geraldo; Jorge Silva; Pedro Santos; Gouveia; Sanchez; Jorge Couto; Martelinho; Rogério; Silva; Demétrios e Whelliton. Estavam no plantel e nunca foram utilizados, apesar de convocados: Khadim, Emanuel e Moreira.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Itália: Sampdoria 'cai' na II Divisão
(No jogo de ontem frente ao Palermo, a "Samp" foi derrotada por 1-2 e confirmou a descida.)
Lá por fora, os clubes também passam dificuldades, tal como prova a descida da histórica Sampdoria à II Divisão italiana.
A "Samp" que disputou a pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões da época que agora está prestes a chegar ao fim, é a primeira equipa posicionada na linha de água, quando falta uma jornada. Jornada essa que será apenas para "cumprir" calendário.
Depois da eliminação aos "pés" do Werder Bremen na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a equipa de Génova fez uma boa primeira volta, estando às portas dos lugares europeus, perdendo apenas um dos primeiros dez jogos, e se quisermos ser mais "específicos", a "Samp" perdeu apenas dois dos primeiros quinze.
Depois, seguiu-se a eliminação precoce na Liga Europa, com a Sampdoria a ser eliminada ainda na fase de grupos, algo que pode ter "lançado" a equipa para uma péssima segunda volta, em que os genoveses só somaram duas vitórias até ao momento.
Em termos de empates, a "Samp" somou quatro, averbando até ao momento apenas dez pontos em toda a segunda volta, algo que explica e bem, a classificação actual da equipa.
Ao fim de trinta e sete jogos, a Sampdoria soma oito vitórias, doze empates e dezassete derrotas, tendo marcado trinta e dois golos e sofrido quarenta e seis.
A uma jornada do fim da Serie A, os números indicam que a "Samp" somou vinte e seis pontos na primeira volta, e como já disse, apenas dez na segunda volta.
O último adversário da "Samp" na Serie A será a Roma, que até foi derrotada pela equipa de Génova no fecho da primeira volta.
Lá por fora, os clubes também passam dificuldades, tal como prova a descida da histórica Sampdoria à II Divisão italiana.
A "Samp" que disputou a pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões da época que agora está prestes a chegar ao fim, é a primeira equipa posicionada na linha de água, quando falta uma jornada. Jornada essa que será apenas para "cumprir" calendário.
Depois da eliminação aos "pés" do Werder Bremen na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a equipa de Génova fez uma boa primeira volta, estando às portas dos lugares europeus, perdendo apenas um dos primeiros dez jogos, e se quisermos ser mais "específicos", a "Samp" perdeu apenas dois dos primeiros quinze.
Depois, seguiu-se a eliminação precoce na Liga Europa, com a Sampdoria a ser eliminada ainda na fase de grupos, algo que pode ter "lançado" a equipa para uma péssima segunda volta, em que os genoveses só somaram duas vitórias até ao momento.
Em termos de empates, a "Samp" somou quatro, averbando até ao momento apenas dez pontos em toda a segunda volta, algo que explica e bem, a classificação actual da equipa.
Ao fim de trinta e sete jogos, a Sampdoria soma oito vitórias, doze empates e dezassete derrotas, tendo marcado trinta e dois golos e sofrido quarenta e seis.
A uma jornada do fim da Serie A, os números indicam que a "Samp" somou vinte e seis pontos na primeira volta, e como já disse, apenas dez na segunda volta.
O último adversário da "Samp" na Serie A será a Roma, que até foi derrotada pela equipa de Génova no fecho da primeira volta.
domingo, 15 de maio de 2011
João Fernandes: "Gostava que o clube não acabasse"
(João Fernandes em acção frente ao Macedo de Cavaleiros.)
A frase é de João Fernandes, um dos capitães do D. Chaves, que acabou a temporada 10/11 a "muito custo" e com muitos problemas de toda a ordem, além dos já conhecidos, problemas financeiros do clube flaviense.
O Chaves era apontado como um dos crónicos candidatos à subida no início da temporada, mas a campanha dos flavienses foi "atípica" e irregular, nada ao "estilo" de um candidato à subida.
João Fernandes começou justamente por falar do que "falhou" esta temporada na sua opinião:
A frase é de João Fernandes, um dos capitães do D. Chaves, que acabou a temporada 10/11 a "muito custo" e com muitos problemas de toda a ordem, além dos já conhecidos, problemas financeiros do clube flaviense.
O Chaves era apontado como um dos crónicos candidatos à subida no início da temporada, mas a campanha dos flavienses foi "atípica" e irregular, nada ao "estilo" de um candidato à subida.
João Fernandes começou justamente por falar do que "falhou" esta temporada na sua opinião:
"Na minha opinião, 'falhou' muita coisa. A estrutura do clube está muito debilitada, devido aos vários problemas financeiros que o clube atravessa neste momento. Vários meses de salários em atraso, muitos jogadores que foram saindo do clube, enfim, várias situações negativas que só prejudicaram a equipa."
O médio acabou a época a...treinador, e referiu que "a época foi mal preparada":"A época foi mal preparada, pois já começamos a pré-época um pouco tarde. Treinadores que foram saindo, inclusive fechamos a época comigo, com o Eduardo e com o Gustavo que éramos os capitães de equipa, como treinadores nas duas últimas jornadas. Não foi nada fácil também devido aos grandes problemas financeiros."
João Fernandes participou em vinte e três dos trinta jogos do Chaves no campeonato, fazendo desta forma, um pequeno comentário em relação à época a nível individual:"A época a nível pessoal correu bem, pois joguei praticamente todos os jogos e penso que ajudei a equipa sempre que fui chamado."
De seguida, o médio destacou o ponto alto e o ponto baixo da temporada:"Penso que depois de todos os problemas que passamos ao longo do ano, que toda a gente sabe quais são, conseguirmos honrar este clube até ao fim e terminar em terceiro lugar, é de louvar porque o Chaves tinha excelentes profissionais. Ponto baixo foi não termos conseguido a subida de divisão, mas também penso que nestas condições era impossível."
Por último, o médio confessou dois "desejos": primeiro o de "não querer que o clube feche portas"; e o segundo é que "gostava de continuar a jogar no Chaves":"Primeiro, gostava sinceramente que o clube não acabasse. Penso que tem todas as condições para continuar, desde que entre uma direcção à altura do clube. Depois gostava de continuar a jogar aqui no Chaves para subir de divisão, mas se não for possível tenho que seguir a minha vida noutro clube."
Aos 27 anos, João Fernandes foi formado nas camadas jovens do D. Chaves, onde cumpriu o primeiro ano de sénior. Seguiu-se um empréstimo ao Valpaços, o regresso ao Chaves, e passagens por Feirense e Gondomar, antes de regressar ao "seu" D. Chaves na temporada transacta.
Rui Miguel: "Época correu-me mal"
(Rui Miguel em acção frente ao Varzim, nos Oitavos-de-Final da Taça.)
Para os mais conhecedores do futebol português, o nome de Rui Miguel não lhes é estranho. Aos 36 anos, o ponta de lança que esta temporada representou o Merelinense, já passou pela I Divisão, e por clubes como Braga, Boavista e Setúbal, apesar de grande parte da sua carreira ter sido construída nos escalões secundários.O avançado acedeu ao convite do blogue e falou da prestação do Merelinense na Zona Norte da II Divisão, que terminou com a equipa minhota a assegurar a manutenção apenas na última jornada.
Rui Miguel começou por dizer que o objectivo do Merelinense era "fazer um campeonato melhor e mais tranquilo que o anterior":
"O objectivo seria fazer um campeonato melhor e mais tranquilo que o anterior, e como a manutenção só foi alcançada no último jogo, o campeonato não foi bom. No entanto, o percurso na Taça foi melhor."
Como o avançado referiu, o Merelinense foi uma das surpresas da Taça, chegando aos Quartos-de-Final "caindo" aos pés do também minhoto, V. Guimarães.Questionado se os jogos na Taça não terão condicionado as exibições da sua equipa no campeonato, Rui Miguel disse o seguinte:
"Talvez durante alguns jogos tenha condicionado, pois havia algumas limitações no plantel para jogar as duas competições e nessa altura condicionou."
De seguida, seguiu-se a "eleição" do ponto alto e do ponto baixo da temporada:"Ponto alto da equipa foi o jogo com o V. Guimarães para a Taça, porque em termos de visibilidade e em termos financeiros foi bom para todos e principalmente para o clube. No entanto, penso que nesse jogo poderíamos ter feito melhor. O ponto baixo foi provavelmente os jogos em casa com equipas mal classificadas, como o Bragança e o Pontassolense, em que não conseguimos vencer."
Ao longo da temporada, Rui Miguel foi tendo algumas lesões que o impediram de dar o contributo à equipa, e o avançado lamenta ter "gerido mal as situações":"A época correu-me mal, claro. Penso que geri mal todas as situações que me foram acontecendo, de tanto querer ajudar e recuperar o mais rápido possível para estar disponível. No entanto, isso não foi bom nem para mim, nem para o clube."
Por último, o ponta de lança anunciou que "provavelmente, esta foi a sua última época":"O ano passado já pensava abandonar. No entanto e depois de três convites que tive, aceitei o primeiro. O facto de ser um clube de Braga e de conhecer o treinador, fez com que optasse por continuar mais um ano, num clube amador. Não estava era à espera que tivesse tantas lesões e, naturalmente, não ajudei o Merelinense como desejava. Por isso mesmo, esta foi, provavelmente, a minha última época. E digo provavelmente, porque não gostei da forma como esta terminou."
Formado nas camadas jovens do Sp. Braga, Rui Miguel estreou-se pela principal equipa bracarense, ainda com idade júnior, representando depois: Famalicão, Nacional, Boavista, Maia, Paços de Ferreira, V. Setúbal, D. Aves, Varzim, Gondomar, Olhanense e Moreirense, antes de chegar ao Merelinense esta época.
sábado, 14 de maio de 2011
Liga ZON Sagres chegou ao fim
Caiu o 'pano' sobre a Liga ZON Sagres 2010/2011.
Com o FC Porto campeão há várias jornadas; com o Benfica 'seguro' na segunda posição e com Naval e Portimonense despromovidos ao segundo escalão à uma semana, faltava apenas saber-se quem se apurava para as competições europeias.
Em Braga, num duelo de Sporting's pelo terceiro lugar, o de Lisboa levou a melhor sobre os da casa, vencendo por uma bola a zero, com o golo a ser apontado por Yannick logo aos 5' minutos.
O Sporting segurou assim o último lugar do pódio, enquanto o Braga se "quedou" pela quarta posição, seguido de imediato pelo seu vizinho e rival, V. Guimarães, que venceu na Figueira da Foz a Naval por um expressivo 0-3. Apesar da classificação, os vitorianos já haviam assegurado um lugar na Liga Europa 2011/2012 em virtude da presença na final da Taça de Portugal.
Na sexta posição e também com direito a disputar a Liga Europa, ficou o Nacional que venceu em Aveiro, o Beira-Mar por duas bolas a zero.
A sétima posição é do Paços de Ferreira que 'esmagou' a Académica por 5-1. Ao intervalo a equipa pacense já vencia por 5-0 (!), permitindo que a "Briosa" reduzisse à entrada para os últimos dez minutos.
Logo a seguir aos pacenses, vem o Rio Ave que empatou a dois em Olhão, com João Tomás a marcar e a igualar Falcao no segundo lugar da tabela de melhores marcadores, ambos com dezasseis golos.
Na nona posição, Marítimo e Leiria somaram os mesmos trinta e cinco pontos. Na Madeira, os marítimistas não foram capazes de parar o FC Porto, que assim se sagrou campeão invencível, depois de vencer hoje por 2-0; enquanto o Leiria empatou a três golos no Estádio da Luz ante o Benfica, com destaque para o bis do ponta de lança João Silva.
De seguida, Olhanense e V. Setúbal somaram os mesmos trinta e quatro pontos, ficando assim igualados na décima primeira posição. Como já disse, a Olhanense empatou em casa com o Rio Ave a dois; enquanto o Setúbal recebeu e venceu o já despromovido Portimonense por 3-1, depois de ter estado em desvantagem.
Por último, nas quatro posições finais, ficaram pela seguinte ordem: Beira-Mar, Académica, Naval e Portimonense, com a particularidade dos dois últimos terem sido, como se sabe, despromovidos ao segundo escalão.
Agora, é hora de dizer: "Até Agosto campeonato."
Resultados da 30ª Jornada da Liga ZON Sagres:
Naval 0-3 V. Guimarães; Beira-Mar 0-2 Nacional; Olhanense 2-2 Rio Ave; Marítimo 0-2 FC Porto; Benfica 3-3 U. Leiria; Sp. Braga 0-1 Sporting; Paços de Ferreira 5-1 Académica; V. Setúbal 3-1 Portimonense.
Classificação final da Liga ZON Sagres:
1º FC Porto 84 Pontos (Campeão); 2º Benfica 63 Pts; 3º Sporting 48 Pts; 4º Sp. Braga 46 Pts; 5º V. Guimarães 43 Pts; 6º Nacional 42 Pts; 7º P. Ferreira 41 Pts; 8º Rio Ave 38 Pts; 9ºs Marítimo e U. Leiria 35 Pts; 11ºs Olhanense e V. Setúbal 34 Pts; 13º Beira-Mar 33 Pts; 14º Académica 30 Pts; 15º Portimonense 25 Pts; 16º Naval 23 Pts (estes dois últimos foram despromovidos).
Apurados para a Liga dos Campeões: FC Porto (Campeão) e Benfica.
Apurados para a Liga Europa: Sporting; Sp. Braga; V. Guimarães (em virtude da final da Taça de Portugal) e Nacional.
Despromovidos à Liga Orangina: Portimonense e Naval.
Com o FC Porto campeão há várias jornadas; com o Benfica 'seguro' na segunda posição e com Naval e Portimonense despromovidos ao segundo escalão à uma semana, faltava apenas saber-se quem se apurava para as competições europeias.
Em Braga, num duelo de Sporting's pelo terceiro lugar, o de Lisboa levou a melhor sobre os da casa, vencendo por uma bola a zero, com o golo a ser apontado por Yannick logo aos 5' minutos.
O Sporting segurou assim o último lugar do pódio, enquanto o Braga se "quedou" pela quarta posição, seguido de imediato pelo seu vizinho e rival, V. Guimarães, que venceu na Figueira da Foz a Naval por um expressivo 0-3. Apesar da classificação, os vitorianos já haviam assegurado um lugar na Liga Europa 2011/2012 em virtude da presença na final da Taça de Portugal.
Na sexta posição e também com direito a disputar a Liga Europa, ficou o Nacional que venceu em Aveiro, o Beira-Mar por duas bolas a zero.
A sétima posição é do Paços de Ferreira que 'esmagou' a Académica por 5-1. Ao intervalo a equipa pacense já vencia por 5-0 (!), permitindo que a "Briosa" reduzisse à entrada para os últimos dez minutos.
Logo a seguir aos pacenses, vem o Rio Ave que empatou a dois em Olhão, com João Tomás a marcar e a igualar Falcao no segundo lugar da tabela de melhores marcadores, ambos com dezasseis golos.
Na nona posição, Marítimo e Leiria somaram os mesmos trinta e cinco pontos. Na Madeira, os marítimistas não foram capazes de parar o FC Porto, que assim se sagrou campeão invencível, depois de vencer hoje por 2-0; enquanto o Leiria empatou a três golos no Estádio da Luz ante o Benfica, com destaque para o bis do ponta de lança João Silva.
De seguida, Olhanense e V. Setúbal somaram os mesmos trinta e quatro pontos, ficando assim igualados na décima primeira posição. Como já disse, a Olhanense empatou em casa com o Rio Ave a dois; enquanto o Setúbal recebeu e venceu o já despromovido Portimonense por 3-1, depois de ter estado em desvantagem.
Por último, nas quatro posições finais, ficaram pela seguinte ordem: Beira-Mar, Académica, Naval e Portimonense, com a particularidade dos dois últimos terem sido, como se sabe, despromovidos ao segundo escalão.
Agora, é hora de dizer: "Até Agosto campeonato."
Resultados da 30ª Jornada da Liga ZON Sagres:
Naval 0-3 V. Guimarães; Beira-Mar 0-2 Nacional; Olhanense 2-2 Rio Ave; Marítimo 0-2 FC Porto; Benfica 3-3 U. Leiria; Sp. Braga 0-1 Sporting; Paços de Ferreira 5-1 Académica; V. Setúbal 3-1 Portimonense.
Classificação final da Liga ZON Sagres:
1º FC Porto 84 Pontos (Campeão); 2º Benfica 63 Pts; 3º Sporting 48 Pts; 4º Sp. Braga 46 Pts; 5º V. Guimarães 43 Pts; 6º Nacional 42 Pts; 7º P. Ferreira 41 Pts; 8º Rio Ave 38 Pts; 9ºs Marítimo e U. Leiria 35 Pts; 11ºs Olhanense e V. Setúbal 34 Pts; 13º Beira-Mar 33 Pts; 14º Académica 30 Pts; 15º Portimonense 25 Pts; 16º Naval 23 Pts (estes dois últimos foram despromovidos).
Apurados para a Liga dos Campeões: FC Porto (Campeão) e Benfica.
Apurados para a Liga Europa: Sporting; Sp. Braga; V. Guimarães (em virtude da final da Taça de Portugal) e Nacional.
Despromovidos à Liga Orangina: Portimonense e Naval.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Ricardo Correia: "Morte do nosso treinador é algo difícil de explicar"
(Ricardo Correia participou em vinte e três jogos, marcando dois golos.)
Ricardo Correia cumpriu a sua quinta temporada ao serviço do Espinho enquanto sénior, depois de ter feito toda a sua formação, justamente no clube da Costa Verde.
O defesa esquerdo acedeu ao convite do blogue e comentou a temporada 10/11 dos "Tigres", que chegaram a passar por momentos de aperto nos primeiros jogos do campeonato.
Ricardo Correia refere que o plantel era composto por "uma equipa praticamente toda nova e com jogadores muito jovens", e a seu ver este factor "custou muitos pontos no início da época":
A equipa espinhense somava dois pontos, e na semana seguinte acabaria por ser goleada por 5-1 no terreno do Sp. Pombal, e Ricardo Correia classificou a reacção do plantel à morte do seu técnico como "muito difícil":
Ricardo Correia cumpriu a sua quinta temporada ao serviço do Espinho enquanto sénior, depois de ter feito toda a sua formação, justamente no clube da Costa Verde.
O defesa esquerdo acedeu ao convite do blogue e comentou a temporada 10/11 dos "Tigres", que chegaram a passar por momentos de aperto nos primeiros jogos do campeonato.
Ricardo Correia refere que o plantel era composto por "uma equipa praticamente toda nova e com jogadores muito jovens", e a seu ver este factor "custou muitos pontos no início da época":
"Era uma equipa totalmente nova, principalmente com jovens jogadores que precisavam de se adaptar ao clube e à sua realidade. Isso, a meu ver, 'custou' bastantes pontos no início de campeonato, mas sabíamos que era uma questão de 'tempo', já que havia muita qualidade no plantel."
No fim da 2ª Jornada, o Sp. Espinho viria a perder o seu treinador, António Jesus, que faleceu à porta de sua casa, vítima de um ataque cardíaco.A equipa espinhense somava dois pontos, e na semana seguinte acabaria por ser goleada por 5-1 no terreno do Sp. Pombal, e Ricardo Correia classificou a reacção do plantel à morte do seu técnico como "muito difícil":
"A reacção foi muito difícil, normal nestas ocasiões. Por isso, também tivemos um inicio que não foi nada fácil para nós, mas a chegada do novo treinador (Filó), foi importante para nos animar e a implementação das suas ideias, fez com que ajuda-se a ultrapassarmos melhor toda essa fase."
Na eleição do pior e do melhor momento da temporada, o esquerdino não teve dúvida em atribuir a morte de António Jesus como o pior acontecimento da época:"O ponto alto, foi estar a terminar a época e sentirmos que tínhamos a possibilidade de subir de divisão, pois sabíamos que todo o nosso trabalho, estava a dar os seus frutos. O ponto mais baixo foi, sem dúvida, a morte do nosso treinador, que é algo difícil de explicar e que foi vivido de uma forma muito intensa. Foi uma grande perda, não só para nós, mas também para o futebol português."
De seguida, Ricardo Correia falou da época a nível pessoal:"A nível pessoal, posso dizer que a época correu bem. Fui sempre utilizado, a não ser em dois meses em que estive lesionado com alguma gravidade, o que fez com que perdesse esses dois meses de competição. Mas mesmo assim, fiquei feliz pela minha prestação no meu regresso a este clube."
Sobre a próxima época, nada está decidido:"Quanto à próxima época, como qualquer jogador, estou receptivo a propostas para definir o meu futuro."
Aos 28 anos, Ricardo Correia foi formado nas camadas jovens do Sp. Espinho, representando depois como sénior, além dos "Tigres": Esmoriz, Dragões Sandinenses, Portosantense, Arouca e Paredes, antes de voltar ao "seu" Sp. Espinho esta temporada.
Subscrever:
Mensagens (Atom)










