Jaime Iván Kaviedes Llorenty, mais conhecido por Kaviedes no mundo do futebol, nasceu em Santo Domingo de Los Colorados no Equador, a 24 de Outubro de 1977.Formado no Emelec, estreou-se pela equipa principal, aos 18 anos, corria o ano de 1995.
Entre 1995, 1996 e 1997, Kaviedes participou em 22 jogos, marcando 4 golos.
Em 1998, "explodiu" de vez para o futebol, e em 37 jogos marcou 42 golos.
Embarcou para Itália no Verão de 1998, rumo ao Perugia, onde viria a efectuar 14 jogos, marcando 4 golos.
Seguiu depois para o Pumas na temporada 1999/2000, onde em 17 jogos, marcou 4 golos.
Em Janeiro de 2000 regressou à Europa, mais concretamente, ao Celta de Vigo de Espanha, acabando por efectuar apenas 5 jogos.
Na temporada 2000/2001, acabou emprestado ao Valladolid, onde em 23 jogos, apontou 6 golos, sendo um deles nomeado para melhor golo do ano. Foi um pontapé de bicicleta frente ao Barcelona.
Em 2001/2002, começou no Celta, mas nunca foi opção, sendo novamente emprestado em Janeiro de 2002. O seu destino foi o FC Porto.
Acabou apenas por realizar uma única partida, e foi para a Taça de Portugal.
Jogaria ainda no decorrer da época 2001/2002, no Barcelona Guayaquil do Equador, onde participou em 8 jogos, marcando 4 golos.
Em 2002/2003, começou novamente no Celta de Vigo (apenas um jogo realizado), acabando emprestado ao Pumas do México. 17 jogos, 4 golos, foi o saldo da sua segunda passagem por aquele clube mexicano.
Em 2003, representaria ainda, o LDU Quito, do seu país natal, participando em 10 jogos, marcando 2 golos.
Em 2004, manteve-se no seu país natal, representado novamente o Barcelona Guayaquil. Em 19 jogos, apontou 9 golos.
Acabou a temporada 2004/2005, no Crystal Palace, de Inglaterra, fazendo apenas 4 jogos, não marcando qualquer golo.
Em 2005, novo regresso ao Barcelona Guayaquil. 19 jogos, e 4 golos, na sua terceira passagem pelo Barça equatoriano.
Seguiu, na segunda metade da época, para o Argentinos Juniors, da Argentina, onde em 13 jogos, marcou apenas 1 golo.
Em 2006, deu-se o terceiro regresso ao Barcelona Guayaquil, desta vez, participou apenas em 5 jogos, marcando 1 golo.
Saíu depois, para o El Nacional, também do Equador, marcando 14 golos, em 34 jogos.
Em 2008, regressou a LDU Quito, participando em 2 jogos, marcando 1 golo.
A última vez, que este goleador, pisou um relvado de futebol num jogo oficial, foi em Setembro de 2008. Ou seja, já lá vai mais de um ano.
Em Setembro de 2009, "El Nine" bateu mesmo no fundo. Em completo desespero, pediu ajuda aos seus amigos, e deu entrada numa clínica de reabilitação.
Álcool, drogas, e depressão, foram as causas.
"El Nine" não teve uma infância fácil. Perdeu, os País, aos 6 anos de idade, quando estes morreram num acidente de viação.
Ficou ao cargo, da sua avó, mas a imprensa equatoriana, garante que este nunca superou a morte dos País.
Entrou na "Clínica Nueva Luz" em Guayaquil, e segundo o coordenador desta mesma clínica, Kaviedes mostrou o forte desejo de mudar.
O melhor marcador mundial de 1998, que deu nas vistas nos Mundiais 2002 e 2006, e que desiludiu nas Antas sucumbiu na parte final, da sua já longíqua carreira.
Ao serviço da sua selecção, Kaviedes, realizou até ao momento, 53 jogos, e marcou 17 golos.
Passou o seu 32º aniversário, na clínica de reabilitação.
É triste, mas é a realidade.O Equador, não se esquece de "El Nine", que é também conhecido por usar a máscara do "Homem Aranha", nos festejos dos seus golos.
Sem comentários:
Enviar um comentário