Portugal venceu esta noite a Bósnia, em Zenica, por 1-0, e qualificou-se para o Mundial 2010.Carlos Queiroz, acreditou, quando mais ninguém acreditava, e é de admirar a capacidade que teve para conseguir sair de um buraco fundo onde Portugal se tinha metido.
Portugal, enfrentou os bósnios, sem o "Mágico" Deco, que cedeu o seu lugar a Tiago, devido a problemas físicos.
No lado bósnio, também foi o "mágico" que ficou de fora. Neste caso, Misimovic, jogando Pjanic como organizador de jogo.
Mais do que o ambiente, o que assustou verdadeiramente os portugueses foi o estado do relvado. Absolutamente deplorável, não dava para jogar, aproveitando os bósnios para fazer jogo directo do princípio ao fim do jogo.
Pjanic, andava ali, a ver jogar, claramente.
Portugal aguentou a pressão inicial, e foi subindo aos poucos no terreno.
Aos 28' Raúl Meireles, furou entre a defesa adversária, e atirou em esforço, valendo a intervenção de Hasagic.
Os bósnios, atacavam muito e mal, tendo Ibisevic efectuado um remate já a beira do intervalo, que passou perto da barra da baliza de Eduardo, que se limitava a ver a bola voar nas imediações da sua área.
No início da 2ª Parte, Portugal demorou a recuperar, mas esteve perto do golo. Desta vez, foi Nani que rematou contra os pés de Hasagic.
Pjanic (quem mais poderia ser), voltou a fazer a bola passar perto da baliza portuguesa.
Mas a noite era nossa, sem dúvida.
Minuto 56' eis o momento do jogo. Ricardo Carvalho alivia a bola, Liedson toca subtilmente de cabeça, colocando o esférico em Nani. Este, ao ver a aproximação de um adversário, mete o pé sobre a bola, simula o remate e serve Raúl Meireles, que estava completamente sozinho. Tal como já nos habituou, o remate de Meireles, foi seco e colocado. Estava resolvida a questão !
Do meio campo para a frente, Portugal fazia mossa, Paulo Ferreira e Duda, estiveram muito acima do que era esperado, enquanto os centrais, limpavam tudo, sem dó nem piedade.
A Bósnia voltou depois ao mesmo.
Usando a força, deixando a arte de lado. Assustou, mas não marcou.
A jogar desta maneira, não merecia estar no Mundial.
Há também, que referir, os desacatos finais, que dão mais uma prova, que os bósnios não estão preparados para disputar uma grande competição. Pelo menos, para já.
Portugal, fez o que tinha a fazer, e saiu de consciência tranquila.
Ficha do Jogo:
Bósnia: Hasagic; Nadarevic, Jahic, Pandza, Bajramovic (Berberovic 83'); Salihovic, Ibricic, Pjanic; Ibisevic, Dzeko e Mendunjanin (Muslimovic 45').
Treinador: Miroslav Blazevic. Suplentes Não Utilizados: Begovic, Mirvic, Mravac, Milenkovic e Damjanovic.
Portugal: Eduardo; Paulo Ferreira, R. Carvalho, Bruno Alves, Duda; Pepe, Tiago e Raúl Meireles; Nani (Edinho 73'), Simão Sabrosa (Deco 80') e Liedson (Miguel Veloso 90').
Treinador: Carlos Queiroz. Suplentes Não Utilizados: Hilário, Rolando, Miguel e Hugo Almeida.
Amarelos: Jahic 26'; Simão Sabrosa 27'; Nadarevic 37'; Dzeko 59'; Salihovic 76' e 77'; Berberovic 92';
Vermelhos: Salihovic 77';
Golos: Raúl Meireles 56';
Sem comentários:
Enviar um comentário