quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

José Maria Pedroto sucumbiu há 25 anos

A 7 de Janeiro de 1985, morreu o Homem, mas permaneceu o espírito conquistador desse grande Senhor do futebol português.
Destacou-se como um jogador talentoso, mas mais ainda, como um técnico brilhante, que estava muito à frente dos outros.
José Maria Carvalho Pedroto (José Maria Pedroto ou "Zé do Boné" no mundo do futebol), nasceu a 21 de Outubro de 1928, em Almacave, Lamego.
Jogou nas camadas jovens do FC Porto e do Leixões. Tendo ainda, aos 10 anos, juntamente com um grupo de amigos fundado o FC Pedras Rubras, que ainda em 2005/06 disputou a II Divisão B e em 2007/08 a III Divisão.
O serviço militar "obrigou-o" a deixar o Leixões, e a rumar a Vila Real de Santo António, onde veio a representar o clube local: Lusitano V. R. S. A.
Em 1950, saiu rumo ao Belenenses, que pagou 50 contos (25 para o Lusitano e 25 para Pedroto), e lhe ofereceu um bom emprego na hidroeléctrica do Zêzere.
Em 1952, voltou ao FC Porto, que pagou 500 contos ao Belenenses. Verba "escandalosa" naquela altura, e que bateu recordes.
Terminou a carreira no fim da temporada 1958/59 no FC Porto, com apenas 30 anos. Nas oito temporadas de Dragão ao peito, venceu dois campeonatos e uma taça de Portugal.
Em 1959, tornou-se o primeiro português a ter o curso de treinador. Aos 31 anos, rumou a França, onde obteve "Excelente" na classificação final.
"Pegou" nos Juniores do FC Porto, e em 1966 abraçou a equipa principal do "seu" FC Porto, onde venceu a Taça de Portugal de 67/68.
Acabou por sair em 1969, após ter relegado para as Reservas, quatro jogadores que faltaram a um estágio, situação que não agradou à direcção de Pinto de Magalhães, que entrou em ruptura com o técnico.
Passou depois, por V. Setúbal (levou os Sadinos às competições europeias) e pelo Boavista (dois segundos lugares no Campeonato, e duas taças de Portugal em duas temporadas).
Regressou às Antas, para a temporada 76/77 tendo saído em 1980, quando se manteu fiel a Pinto da Costa, contra o presidente portista da altura, Américo de Sá, acusado de passar a maior parte do tempo na capital (Lisboa), e de servir os interesses políticos e desportivos dos clubes da capital.No entanto, ambos acabaram por abandonar o FC Porto.
Para 80/81 ingressou no V. Guimarães, acabando por se estrear à 9ª Jornada, com uma vitória por 1-0, no terreno do Varzim.
Nessa temporada, os vimaranenses terminaram em 5º no Campeonato, e em 81/82, melhoraram o registo transacto, tendo sido 4º.
Para 82/83, voltou ao FC Porto, pela mão de Pinto da Costa, que já presidia o clube. Foi esta dupla, que colocou o FC Porto na rota dos títulos europeus e mundiais.
As bases estavam lançadas, e em 1984, os azuis marcaram presença numa final europeia. (Taça das Taças, acabando por perder frente à Juventus.)
Pedroto assistiu a tudo, na televisão, pois já estava internado em Londres, para combater um cancro que lhe tinha sido diagnosticado.
Em Novembro desse ano, levantou-se da cama pela última vez, para receber em sua casa, o presidente Ramalho Eanes, que o condecorou com a Ordem do Infante D. Henrique.
Acabou por sucumbir a 8 de Janeiro de 1956, tendo na madrugada desse mesmo dia, tentado satisfazer os seus desejos: bebeu whisky por uma colher, e tentou fumar o seu último cigarro.
Não viu em vida, o seu maior sonho concretizar-se: o FC Porto ser Campeão Europeu.
Foi hoje homenageado pelo FC Porto, e Pinto da Costa prometeu dedicar lhe o título de campeão da actual temporada.

Sem comentários:

Enviar um comentário