terça-feira, 22 de março de 2011

Ovarense Futebol: o "renascer" do futebol em Ovar

(Os festejos dos campeões de 2008/09.)
O futebol sénior em Ovar, "caiu" com o fechar portas da Associação Desportiva Ovarense. As camadas jovens da ADO mantiveram-se abertas e ainda mais unidas, em prol de um clube que num passado recente havia disputado os campeonatos profissionais, mas que agora estava sem Séniores, o tal "trampolim" que grande parte dos jovens que jogam futebol, ambiciona.
Depois de duas temporadas sem futebol sénior na cidade, alguém se "lembrou" de criar a Associação Desportiva Ovarense - Futebol, para que os jovens da formação dessem continuidade às suas carreiras no clube da sua terra.
Em virtude das muitas dívidas que assolaram o futebol sénior da AD Ovarense, a direcção do clube viu-se "obrigada" a criar uma nova secção, para poder formar plantel sénior, tendo em vista a temporada 2008/09.
E, foi assim, com um plantel composto maioritariamente por jovens oriundos da formação, que a Ovarense Futebol "varreu" por completo a III Divisão Distrital da AF Aveiro 08/09, sendo campeã com vinte e três pontos de avanço para o segundo classificado, Severense, e sem ter somado qualquer derrota na competição.
Na temporada passada, e já a competir na II Divisão Distrital, a Ovarense Futebol voltou a sagrar-se campeã, alcançando a proeza histórica de vencer dois campeonatos em dois anos de existência.
Esta temporada, e já no escalão maior do futebol aveirense, a descida da Ovarense Futebol, é já quase um dado adquirido, pois em vinte e quatro jornadas, a equipa "vareira" soma "apenas" dezoito pontos, fruto de seis vitórias, estando a oito pontos da primeira equipa fora da linha de água, que é o Mourisquense.
Para "finalizar", resta-me dizer que o símbolo da Ovarense Futebol é exactamente igual ao da AD Ovarense, tal como o equipamento, e como não podia deixar de ser, o clube também utiliza o Estádio Marques da Silva, como sua "casa".

2 comentários:

  1. Obrigado por mais uma vez por esta dedicatória à Ovarense! Força também para o Canedo que esta firme na disputa do 1º lugar.

    Abraço

    sempre_ado

    ResponderEliminar
  2. A Ovarense andou muito perto da 1ª Divisão, mas tal nunca chegou a acontecer. Continua a sua senda vitoriosa no Basquetebol e a levar o nome do clube aos quatros cantos do país. Nem só de futebol vive o desporto em Portugal. Bem haja Ovarense.

    Mais uma bela crónica. Parabéns!

    ResponderEliminar