quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Liga Europa: Académica dá primeira vitória a Portugal

(Wilson Eduardo foi a grande figura da Académica, na vitória de hoje sobre o At. Madrid.)
Mais uma jornada negativa para Portugal na Liga Europa, uma vez que nos três jogos que envolveram equipas portuguesas, registaram-se três resultados diferentes: a Académica venceu; o Sporting empatou; e o Marítimo perdeu. Apesar do triunfo, a Académica está igualmente perto da eliminação, podendo apenas beneficiar de um conjunto de resultados, sendo obrigada a ganhar os seus jogos.
Começando precisamente pelos estudantes, no Grupo B, a Briosa bateu o Atlético Madrid por 2-0, com um bis de Wilson Eduardo aos 28' e 70' minutos, este último na marcação de uma grande penalidade. No outro jogo do grupo, o Viktoria Plzen goleou o Hapoel Tel-Aviv por 4-0.
Com este triunfo, os checos somam agora nove pontos, tantos como o At. Madrid, enquanto que a Académica vem logo atrás com quatro pontos, e na próxima jornada tem de vencer o Plzen para poder continuar a 'sonhar' com os 16-Avos-de-Final. O Atletico receberá o Hapoel.
No Grupo D, o Marítimo perdeu por uma bola a zero em Bordeaux, graças a um golo de Bellion aos dezasseis minutos. Brugge e Newcastle empataram a duas bolas no outro jogo do grupo, e os madeirenses estão também a cinco pontos da segunda posição.
Na próxima jornada, dia 22 de Novembro, o Marítimo visita Sant James Park, casa do Newcastle, enquanto que o Bordeaux se desloca ao terreno do Club Brugge.
No Grupo G, o Sporting teve tudo para vencer o Genk, e estava a consegui-lo, até Plet empatar em cima do minuto noventa, já depois de Wolfswinkel ter inaugurado o marcador aos 64' minutos. No outro jogo do grupo, o Basileia bateu o Videoton por uma bola a zero, e baralhou ainda mais as contas deste grupo.
É que o Genk soma oito pontos, o Videoton seis, o Basileia cinco, e o Sporting apenas dois. Os leões estão desde já obrigados a vencerem na Suíça na próxima jornada, e esperarem que o Videoton não leve o Genk de vencida. Caso estes cenários aconteçam, o Sporting recebe o Videoton na derradeira jornada, e em caso de vitória, estará apurado para os 16-Avos-de-Final da Liga Europa.
Porém, há a destacar pela positiva o triunfo da Académica sobre o detentor em título da Liga Europa, o At. Madrid, que significa a primeira vitória lusa nesta fase de grupos da competição.
Dia 22 de Novembro há mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário