terça-feira, 5 de outubro de 2010

AF Porto: CA Felgueiras 2-0 Salgueiros 08

Os "irmãos" de Futebol Clube Felgueiras e Sport Comércio e Salgueiros, encontraram-se no passado domingo em jogo a contar para a 4ª Jornada da Divisão de Honra da AF Porto.
O CA Felgueiras fundado em 2006 e o SC Salgueiros 08 fundado, tal como o nome indica, em 2008, voltaram a reeditar um duelo entre dois clubes que passaram a década de 90 e o princípio da última nos campeonatos profissionais.
No primeiro escalão, ambas as equipas apenas se defrontaram por duas ocasiões, uma vez que o FC Felgueiras apenas marcou presença na I Divisão Nacional em 95/96. Na altura, os durienses levaram a melhor. Empate em Vidal Pinheiro na primeira mão, e vitória em Felgueiras por 2-0, sempre sob o comando de...Jorge Jesus.
O Felgueiras acabaria por descer, enquanto que o Salgueiros não. Seis anos depois, o duelo voltou a ser reeditado, mas já na Liga de Honra. O "Velho Salgueiral" acabara de ser despromovido. Na primeira volta, em Paranhos, a equipa da casa triunfou por 2-0, enquanto que na segunda volta a equipa da casa (o Felgueiras) também venceu por 2-0.
Seguiu-se a temporada 03/04, com o Salgueiros a triunfar em Felgueiras logo na 3ª Jornada por uma bola a zero. Depois, e no último embate entre Sport Comércio e Salgueiros e Futebol Clube Felgueiras, o jogo acabou empatado a um.
Na temporada passada, SC Salgueiros 08 e CA Felgueiras enfrentaram-se no play-off de acesso à Divisão de Honra, mas ambos acabaram promovidos.
Logo, o jogo do passado domingo, foi mais "interessante".
Ambos, estão agora, a um pequeno passo de voltarem a colocar os "seus" clubes nos Nacionais e devolver-lhes o "nome" que construíram no futebol português, e que já parece, "esquecido".
Mais de mil salgueiristas, não entraram no (agora) pelado Estádio Doutor Machado de Matos, em protesto pela falta de bilhetes oficiais.
Indiferentes a isto, os jogadores do CA Felgueiras chegaram ao golo quando estavam decorridos 25' minutos, numa altura em que, curiosamente, o Salgueiros 08 estava claramente "por cima" no jogo.
Após cruzamento na direita, Tiago antecipou-se a toda a defensiva do Salgueiros e sem oposição bateu Jorge Matos pela primeira vez no jogo.
Até ao intervalo, o Salgueiros 08 "adormeceu", não conseguindo criar perigo.
No segundo tempo, os Homens de Paranhos surgiram mais espevitados e desperdiçaram uma série de boas ocasiões para chegarem ao empate. Quim Simões e Lobo, ambos pontas de lança, foram os principais "desperdiçadores".
Já em período de compensação, e após uma bola colocada nas costas da defesa do Salgueiros, Agi isolado, "limitou-se" a escolher "um lado" e bateu Jorge Matos pela segunda vez na partida.
No plantel do CA Felgueiras, o destaque vai para Bakero, extremo que representou Marítimo, Sp. Braga e U. Leiria no primeiro escalão,  mas que não alinhou na partida frente ao Salgueiros. No banco do Felgueiras, esteve o antigo jogador do FC Porto, e agora treinador do clube duriense, António Lima Pereira.
No plantel salgueirista, o destaque vai para Albertino, lateral direito que representou o Marítimo durante largos anos, e para Lobo, ponta de lança de 40 anos e que já foi notícia aqui no "ConversasRedondas".
Há também a destacar, o facto do treinador do Salgueiros 08, ser o antigo defesa central, Renato, que além do clube portuense, representou a U. Leiria, o Sporting e o Leixões.
Ficha de Jogo:

Estádio: Doutor Machado de Matos, em Felgueiras (Pelado)
Árbitro Principal: José Rodrigues (AF Porto)

CA Felgueiras: Cura; Jaime Ribeiro, Jorge Ferreira, Milton e Élio; Eduardo Bragança, Patocas e Brasil (Vasco 66'); Diogo Ribeiro, Tiago e Agi.
Treinador: António Lima Pereira.

SC Salgueiros 08: Jorge Matos; Albertino, Pereira, Wilson e Rochinha; Monteiro (Gonçalo 66'), Oliveira e Berto (Diogo Preto 60'); Lobo (Hugo Silva 80'), Quim Simões e Rui João.
Treinador: Renato.

Golos: 1-0 Tiago 25'; 2-0 Agi 90+3';

Fotos da autoria do blog do SC Salgueiros 08.

1 comentário:

  1. Muito bom post! Gostei de ver algo sobre estas equipas...que eu me lembro bem na 1ª divisão. O Felgueiras só esteve lá um ano, mas chegou para sacar pontos ao meu FCP, empate em Felgueiras a 1 golo, na altura o Sérgio Conceição rodava na equipa duriense. O Salgueiral já era um clássico na 1ª divisão...saudades do Vidal Pinheiro e da Alma Salgueirista na divisão maior. Lembro da sua participação na Taça Uefa contra o Cannes onde jogava lá um miúdo de nome...Zidane!

    ResponderEliminar