A rivalidade entre Leixões e Marco, surgiu algures no princípio da última década.
Esta rivalidade atingiu maiores proporções, quando os marcoenses se sagraram campeões da Zona Norte da II Divisão B em igualdade pontual com o...Leixões. Ambos fizeram 83 pontos, mas o Marco havia vencido no Estádio do Mar por 2-0, depois de um empate a dois golos no jogo da primeira volta, logo o conjunto marcoense tinha vantagem no confronto directo.
Ao longo da história, apenas por uma vez o Marco levou de vencida o Leixões nos dois jogos que disputou contra os matosinhenses no campeonato: foi em 99/00, ano em que o Marco alcançaria a subida à Liga de Honra, pela primeira vez na sua história. Curiosamente, ambos os jogos terminaram 2-1 a favor dos marcoenses.
Contudo, arrisco a dizer que os duelos mais marcantes entre estes dois clubes, além daqueles de 01/02, foram os da última temporada em que ambos os clubes se enfrentaram.
Foi na temporada 05/06, numa altura em que o Leixões lutava pela subida e o Marco lutava para não...fechar as portas em plena temporada desportiva.
Na primeira volta, o Leixões beneficiou da expulsão de um jogador do Marco aos 36' minutos, quando já vencia por 1-0, para no segundo tempo alargar a vantagem para uns claros 4-0.
Depois, no segundo jogo, e com o Marco muito mais fragilizado, o Leixões "humilhou" os marcoenses em pleno Estádio Avelino Ferreira Torres, por 5-0!
Actualmente, não será possivel haver um duelo entre estes dois clubes, porque o Futebol Clube do Marco, como é do conhecimento público, foi extinto em 2007.
Com o FC Marco, "caiu" também a claque de apoio do clube marcoense, os "TuffBoys". Foram muitos os confrontos entre os "TuffBoys" e a "Máfia Vermelha", claque de apoio ao Leixões.
Cada jogo entre estes dois clubes, era uma aventura, com autocarros danificados, lojas e cafés destruidos, entre outras inúmeras coisas.
Com ou sem violência, Leixões e FC Marco, proporcionavam sempre grandes espectáculos dentro e fora das quatro linhas, e era já, sem dúvida, um clássico da Liga de Honra, e até mesmo do futebol português.
Bons velhos tempos!


Ainda hoje se podem ver inscrições nas imediações do Estádio do Mar a enxovalhar a claque do Marco.
ResponderEliminarLembro perfeitamente do 0-5 no AVT, onde a claque Máfia Vermelha colocou uma tarja gigante que dizia isto "Aproveitem aldeões...é a última vez que jogam contra o Leixões" Uma rima bem criada!!
Havia várias tarjas tanto de um lado como de outro...
ResponderEliminarLembro-me de uma a propósito do Bibi, jogador do Leixões: "Com Bibi no campo, e a Canalha no sector, o perigo está à espreita."
Foram anos de picardias, e de violentos confrontos, que não mereciam acabar, pois são rivalidades destas que fazem falta ao nosso futebol. O futebol de agora está muito mais "minado", e nada é vivido com a mesma de emoção de há 5/6 anos atrás...
Não se és leixonense ou portista, eu sou portista mas tenho uma costela leixonense, é o clube da terra e até tenho o emblema dos 50 anos de associado do leixões, ficou para mim quando o meu avô grande leixonense faleceu.
ResponderEliminarNão sei se te lembras,em 1992 o Leixões recebeu o FC Porto no Mar para um jogo da Taça de Portugal, o Mar estava à pinha, o FC Porto venceu por 0-2, com 2 golos do actual treinador do SC Braga, o Domingos. Nas bancadas foi uma batalha campal...porrada por todo o lado! Eu com 12 anos ali no meio a tentar escapar! Na época passada fui ao Mar ver o jogo com o FC Porto, ficou 0-0, foi tudo calmo durante o jogo, no fim choveram pedras no sector dos portistas...eram os leixonenses do lado de fora do estádio! Lá andei eu novamente a tentar escapar às pedras como há 18 anos atrás. Fiquei algo triste, sou portista, mas também um pouco leixonense...e ver os géneros à porrada é mau!
Não tenho como me lembrar, pois nasci nesse ano.
ResponderEliminarLeixões e FC Porto, também há sempre picardias, mas nada como quando era Leixões e FC Marco...isso sim, eram verdadeiras batalhas campais.
Não estou, com isto, a incentivar à violência, apenas tenho saudades das picardias, e das guerras verbais durante semanas antes e depois dos jogos...Isso faz falta ao futebol.