domingo, 30 de dezembro de 2012

Equipa do ano

Numa 'ideia' diferente dos anos anteriores, este ano optei por eleger o onze do ano em Portugal, mas apenas com jogadores lusos a actuarem no nosso futebol, como é óbvio.
Sendo assim, para a baliza escolho Ricardo da Académica, que até só fez cinco jogos nos primeiros cinco meses de 2012, mas cinco jogos onde mostrou o seu melhor nível, no qual se destaca por inteiro o jogo da final da Taça frente ao Sporting, onde foi um dos obreiros da vitória preta-e-branca. Esta temporada, assumiu a titularidade em todas as frentes, exceptuando as taças, e a sua regularidade exibicional já lhe valeu uma pré-convocatória para a Selecção Nacional aos trinta anos.
A defesa direito coloco Cédric que tal como Ricardo ajudou e de que maneira a Briosa a chegar à final da Taça, e a fazer pela vida nessa mesma final, curiosamente contra o Sporting, clube que detinha o seu passe. A boa época em Coimbra valeu-lhe uma oportunidade no Sporting, onde tem sido titular maioria das vezes. No centro da defesa, Neto e João Real. João Real, à semelhança de Cédric e Ricardo ajudou a Académica a fazer um brilharete na Taça, mas esta eleição não se resume a esse facto: apesar dos 29 anos que já tem e depois de uma chegada tardia à I Liga, mostra que tem qualidade para ter chegado mais cedo. Ao lado de Real, Luís Neto, actualmente no Siena. Depois de uma boa época ao serviço do Nacional, o poveiro Neto deu o salto para o Siena de Itália e agarrou o lugar no emblema transalpino. Agarrou de tal forma a oportunidade, que já se fala numa mudança para o Nápoles no actual mercado de Inverno. Na esquerda, Joãozinho do Beira-Mar. Chegado a Aveiro proveniente do Mafra da II Divisão B, Joãozinho mostrou grandes qualidades e capacidades e 'pegou de estaca' no onze auri-negro. É sempre um dos nomes mais falados para deixar Aveiro nos períodos de transferências. Temos alternativa válida a Coentrão.
No meio-campo, num 4-3-3 à antiga com um trinco e dois interiores, destaque para dois homens do Paços de Ferreira: André Leão e Vítor. Leão, campeão na Roménia pelo Cluj e com passagem pelo Porto-B, vem desde há algumas temporadas para cá, a mostrar qualidades no meio-campo do Paços; Vítor está apenas no seu segundo ano a jogar no primeiro escalão, e tem sido um dos grandes alicerces do meio-campo pacense esta época. O Paços joga bem 'à bola' e tem em Leão e Vítor dois dos grandes responsáveis por este facto. Ao lado de Vítor, João Moutinho. Aqui penso que não há muito a dizer: Euro 2012 espectacular ao serviço de Portugal, e no campeonato português, é o que se vê. Juntamente com Lucho, carrega o Porto 'às costas' e pode sair a qualquer altura para outros patamares.
Na frente, descaído para a esquerda, Éder do Sp. Braga. Uma das grandes revelações da actual temporada lusa, apesar de já ao serviço da Académica ter feito uma ponta final de 2011 em grande nível. Chegado a Braga, já resolveu para os bracarenses várias vezes na Liga, o que lhe valeu a chamada à Selecção, onde tem sido utilizado com regularidade. Até na Champions brilhou, e logo em Old Trafford, ao fazer uma assistência com muita classe para Alan. Na direita, Salvador Agra, actualmente no Bétis de Sevilha. Transferido do Varzim para a Olhanense, o pequenino Agra precisou apenas de uma temporada na nossa principal liga, para dar o salto para uma das melhores ligas do Mundo. Ao serviço dos algarvios, Agra encantou com o seu futebol tecnicista e contribuiu de forma decisiva para a boa recta final da Olhanense no campeonato. Tem sido titular em Sevilha, mas, naturalmente, ainda tem muita margem de progressão e crescimento. Na frente de ataque, e como não poderia deixar de ser, João Tomás, que está de saída do Rio Ave para o Rec. Libolo de Angola. Sem precisar de grandes apresentações, o 'Jardel de Coimbra' já apontou sete golos nesta primeira metade da nossa liga, já depois de ter apontado outros sete nos primeiros meses do corrente ano. Agora está de partida rumo a um bom contrato na terra dos Palancas, e vai, certamente, deixar muitas saudades.

1 comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar