segunda-feira, 29 de abril de 2013

II Divisão: 30ª Jornada - Última

(Farense 2-1 U. Leiria - autoria: José Cunha Silva.)
Caiu o pano sobre a fase regular da II Divisão Nacional, com D. Chaves e Farense a assegurarem a promoção junto do histórico e 'amigo' de outros tempos, Ac. Viseu. Por outro lado, Lusitânia e Oeiras estão de regresso aos campeonatos distritais.
Na Zona Norte, faltava apenas conhecer-se o campeão, com o D. Chaves a levar a melhor sobre o Ribeirão no jogo decisivo para ambos, e a vencer por 1-0, assegurando a subida. O Mirandela não foi além de um empate caseiro a uma bola, frente ao despromovido Infesta, e fechou o pódio com dois pontos de vantagem para o Vizela, que perdeu em casa frente ao Varzim, por 3-2. Famalicão e Boavista, num jogo a fazer recordar velhos tempos, empataram a dois golos.
O Fafe foi vencer a Limianos por uma bola a zero, e terminou em igualdade pontual com o Varzim na oitava posição, enquanto que o Gondomar foi vencer a Joane por 2-0, e fechou com 'chave de ouro' este campeonato. Vilaverdense e Amarante não saíram do nulo, enquanto que o Tirsense foi vencer a casa do Padroense por 2-1.
Na Zona Centro, o já campeão Ac. Viseu, goleou o Anadia por 4-0. Faltava apenas conhecer-se quem acompanhava o Tocha na descida, com o Lusitânia a empatar a uma bola no terreno do vice-líder Cinfães, e a deixar escapar o Bustelo, que venceu o Pampilhosa por 3-0. Curiosamente, os açorianos desceram com o seu jogador Amaral, a consagrar-se melhor marcador do campeonato.
O SJ Vêr foi vencer a casa do 'vizinho' Sp. Espinho por uma bola a zero, e 'ofereceu' assim o terceiro lugar ao Operário, que venceu em Coimbrões por 2-1. De resto, mais três empates: Tocha e Cesarense não saíram do nulo, enquanto que Tourizense e Nogueirense empataram a dois golos, tal como Sousense e BC Branco.
Na Zona Sul, Farense e Carregado foram os grandes vencedores da última jornada: os algarvios venceram a U. Leiria por 2-1 e festejaram o regresso aos campeonatos profissionais dez anos depois; enquanto que o Carregado empatou a uma bola frente ao Casa Pia e assegurou a manutenção. Quanto aos outros interessados nesta luta, o Mafra bateu o Sertanense por 3-1 e ficou às portas da subida; enquanto que o Oeiras perdeu em casa por 4-2 frente ao Pinhalnovense, e consumou a descida.
O Torreense empatou em casa frente ao Futebol Benfica a três golos, e assegurou o terceiro lugar final, enquanto que o Fátima foi vencer a casa do Oriental por uma bola a zero, e terminou em oitavo. Também por 1-0, o 1º Dezembro bateu o Louletano, enquanto que Quarteirense e Ribeira Brava não saíram do nulo.
A II Divisão regressa apenas na próxima temporada, e com novo formato, enquanto que a disputa do play-off de apuramento do campeão arranca daqui a duas semanas, com um Farense - Ac. Viseu.

São campeões de zona e sobem à II Liga: D. Chaves, Ac. Viseu e Farense.
São despromovidos aos Distritais: Infesta, Padroense, Lusitânia, Tocha, Oeiras e Ribeira Brava.

Sem comentários:

Enviar um comentário