segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bruno Tiago

Bruno Tiago Fernandes Andrade, futebolisticamente conhecido por Bruno Tiago, nasceu a 1 de Abril de 1981 em Santo Tirso.
Médio centro de posição, Bruno Tiago cedo deu nas vistas com a camisola do V. Guimarães, clube onde completou a sua formação.
A sua qualidade atraiu desde logo muitos emblemas com 'nome de peso', e o histórico espanhol Salamanca, acabaria por assegurar a sua contratação para a temporada 00/01, primeira de Bruno Tiago como sénior. Sem espaço no Helmántico, o médio seguiu por empréstimo para o Ávila, clube também ele espanhol, que na altura competia na II Divisão B.
Ao serviço do Ávila, Bruno Tiago realizou dezassete jogos e marcou dois golos, convencendo os responsáveis do Salamanca, que o integraram no seu plantel principal na temporada 01/02. Agora na II Divisão espanhola, o jovem natural de Santo Tirso acabaria apenas por realizar três encontros, dois deles como titular, e no final da temporada tornou-se um jogador livre.
Findo o contrato com os espanhóis, Bruno Tiago voltaria ao activo apenas na segunda metade da temporada 02/03, quando assinou contrato com os Dragões Sandinenses, clube que militava na II Divisão B portuguesa. Aí, Bruno Tiago realizou dezasseis jogos e apontou um golo, ajudando ao nono lugar final dos gaienses na Zona Norte.
Na temporada seguinte, o médio continuou em Sandim e 'explodiu': fez trinta e quatro jogos, trinta e três como titular, e apontou quatro golos, ajudando de forma decisiva à excelente prova dos Dragões Sandinenses, que não subiu à Liga de Honra por um ponto.
A sua excelente temporada individual e a boa prestação do emblema sandinense, voltaram a despertar a cobiça de clubes de outra nomeada na sua aquisição, com o médio a rumar ao Gil Vicente para a temporada 04/05.
Pelos gilistas, haveria de completar três temporadas, duas delas no primeiro escalão e com relativo sucesso: vinte e cinco jogos na primeira época; vinte e quatro jogos e dois golos na segunda.
Depois veio o 'caso Mateus' e a formação barcelense baixou à Segunda Liga, com Bruno Tiago a realizar vinte e dois jogos, vinte como titular, embora sem fazer qualquer golo.
As boas campanhas ao serviço do Gil Vicente, valeram ao médio a transferência para um Sp. Braga que, já naquela altura, estava em ascensão no panorama nacional e internacional.
Porém, em Braga, Bruno Tiago não foi feliz: teve três épocas de contrato com os bracarenses, mas não fez qualquer jogo oficial. Uma lesão gravíssima no estágio de pré-época 07/08, com a fractura da tíbia e do perónio da perna esquerda, limitaram a carreira de Bruno Tiago, que aos 28 anos anunciou oficialmente o fim da sua carreira como futebolista.
O ex-jogador completa então hoje trinta e dois anos, e o Conversas Redondas faz assim a sua 'homenagem' a um jogador de grande qualidade, que surgiu na I Liga oriundo dos escalões secundários, e que merecia ter tido melhor sorte com a grave lesão que lhe custou a carreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário