sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

África: Os 'portugueses' da CAN

(El Adoua é um dos três africanos que o V. Guimarães tem na CAN 2013.)
Começa amanhã a Taça das Nações Africanas, conhecida por CAN, e que definirá o novo campeão africano de selecções, depois da Zâmbia ter conquistado o torneio no ano passado.
Portugal estará indirectamente representado na CAN por dezoito jogadores que pertencem a clubes lusos, e que estão, naturalmente, divididos por oito selecções.
O pontapé-de-saída da prova será dado amanhã em Joanesburgo, com a selecção local, a África do Sul, a defrontar Cabo-Verde, curiosamente a nação que mais 'portugueses' contempla, uma vez que dez jogadores do seu plantel jogam no nosso País.
No outro jogo do grupo, Angola defrontará Marrocos, e cada equipa conta com um atleta que na presente temporada joga em Portugal.
No Grupo B, estarão Congo, Mali, Niger e Gana, sendo que apenas malianos e ganeses seleccionaram jogadores a actuarem em terras lusas.
No Grupo C, teremos mais dois representantes, espalhados por Nigéria e Zâmbia, sendo que Burquina Faso e Etiópia não seleccionaram qualquer atleta a jogar no nosso País.
Finalmente, no Grupo D, entre Argélia, Costa do Marfim, Togo e Tunísia, apenas os argelinos chamaram jogadores 'portugueses', e logo dois.
Posto isto, ficam em baixo os dezoito jogadores que actuam no nosso País e que por estes dias vão tentar brilhar pelas suas selecções na CAN:

Angola: Mateus (Nacional)
Argélia: Halliche (Académica) e Soudani (V. Guimarães)
Cabo-Verde: Babanco, David Silva e Djaniny (Olhanense); Gegé e Heldon (Marítimo); Nivaldo (Académica); Pecks (Gil Vicente); Sténio (Feirense); Platini (Santa Clara) e Rambé (Belenenses)
Gana: Atsu (FC Porto)
Mali: N'Diaye (V. Guimarães)
Marrocos: El Adoua (V. Guimarães)
Nigéria: Elderson (Sp. Braga)
Zâmbia: M'Bola (FC Porto-B)

Sem comentários:

Enviar um comentário