quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Alexandre

João Alexandre dos Santos Vila Cova, simplesmente Alexandre no mundo do futebol, nasceu no Porto a 29 de Novembro de 1973.
Defesa-central de posição, 'Alex' começou a jogar futebol em 1983, com dez anos de idade, e deixou em 2009, aos 36. Clubes representados? Varzim Sport Clube.
Parece mentira, e até pode alguém achar impossível, mas é uma grande verdade. Poveiro de gema, Alexandre sempre deixou tudo em campo pelo Varzim, colocando sempre o clube no topo das suas prioridades. Um capitão com raça e amor à camisola, é tudo o que um adepto deseja, e Alexandre é um grande exemplo desse tipo de jogadores.
Vamos então à "história" de Alexandre: tudo começou em 1983, quando foi inscrito nos Infantis do Varzim. Cumpriu depois nove temporadas na formação poveira: três nos Infantis, duas nos Iniciados, Juvenis, e Juniores.
Em 1992/1993, deu início a sua carreira sénior, ao fazer parte do plantel do Varzim que competiu na II Divisão B.
Alexandre jogou então quatro temporadas no terceiro escalão do futebol português: 92/93 (vinte e nove jogos, 0 golos), 93/94 (trinta e três jogos, 0 golos), 94/95 (trinta jogos, 0 Golos) e  em 95/96, época em que os varzinistas se sagraram campeões, e ascenderam à Liga de Honra, participou em vinte e nove jogos, não marcando qualquer golo.
Em 96/97, na Liga de Honra, Alexandre realizou trinta e dois jogos, sem marcar qualquer golo, e ajudou o Varzim a subir à I Liga.
Em 97/98, na sua estreia na I Liga, o "Capitão" participou em trinta e três partidas (falhou apenas uma), mas voltaria a não marcar. O Varzim, acabou no entanto, despromovido.
Seguiram-se depois mais três temporadas na Liga de Honra. 98/99 (vinte e cinco jogos, um Golo), 99/00 (vinte e nove jogos, um Golo), e em 2000/01, fez trinta e um jogos, marcando um golo, ajudando assim o Varzim a regressar ao primeiro escalão.
Efectuou depois duas temporadas na I Liga: a primeira, em 01/02, realizando vinte e seis jogos, não marcando qualquer golo; e a segunda em 02/03, efectuando trinta jogos, novamente sem marcar, não evitando a descida varzinista à Liga de Honra.
Depois da descida, não mais conheceu outra divisão. Jogou seis temporadas consecutivas na Liga de Honra: em 2003/04 (trinta e dois jogos, dois golos), 04/05 (vinte e seis jogos, zero golos), 05/06 (nove jogos, zero golos), 06/07 (vinte e quatro jogos, um golo), 07/08 (vinte e oito jogos, zero golos) e, finalmente, em 2008/09 realizou apenas seis partidas.
Terminou a carreira no fim da temporada 2008/09, época em que não foi opção com regularidade, sendo que apenas foi expulso por seis vezes, em dezassete anos como sénior.
Alexandre é um jogador que admiro imenso, daí esta minha pequena "homenagem".

Sem comentários:

Enviar um comentário