domingo, 27 de dezembro de 2009

Acontecimentos da década em Portugal: 2002 - Portugal "de férias" na Coreia

A expectativa sobre o que iria fazer a comitiva portuguesa no Mundial 2002, que se disputou paredes meias entre Coreia do Sul e Japão, era enorme. Afinal, Portugal tinha sido vice-finalista do último Campeonato da Europa.
Um péssimo arranque, fez antever o pior. Os Estados Unidos, país do "soccer", aparentemente, seriam um adversário fácil. Puro engano.
Aos quatro minutos, já Portugal perdia. Até ao intervalo, mais dois golos norte-americanos: Jorge Costa fez auto-golo aos 29', e McBride aumentou para 3-0, aos 36'.
Aos 39' Beto reduziu e deu esperança aos portugueses. À entrada para os últimos vinte minutos da partida, Portugal chegou ao segundo golo. Jeff Agoos marcou na baliza errada, e estabeleceu o resultado final em 3-2 a favor dos americanos.
Na segunda Jornada, era o tudo ou nada para Portugal. Aí, a Selecção não deixou o crédito por mãos alheias, e goleou a frágil Polónia, por claros 4-0. Pauleta fez hat-trick, e Rui Costa fechou a contagem aos 88'.
Na terceira Jornada, Portugal jogava frente à equipa da casa, e poderia qualificar-se para os Oitavos de Final. Tal não aconteceu.
Portugal "ia-se arrastando" pelo campo, muito por "culpa" da má condição física de Luís Figo, e aos 70' Park Ji Sung (esse mesmo, do Manchester United), marcou o único golo da partida.
Vitória coreana, e eliminação (precoce?) de Portugal. Neste jogo, ficou ainda na memória, o murro de João Pinto ao árbitro da partida, o argentino Ángel Sánchez.
E, claro, o célebre caso de Kenedy, que estava convocado, mas acabou fora do Mundial, devido a um controlo positivo de anti-doping.
Foi um Mundial, completamente desastroso da nossa Selecção.
No rescaldo, António Oliveira acabou despedido.

Jogadores presentes na fase final do Mundial 2002: Vítor Baía (3 Jogos); Jorge Costa (3 Jogos); Abel Xavier (1 Jogo); Fernando Couto (3 Jogos); Jorge Andrade (2 Jogos); Frechaut (1 Jogo); Beto (3 Jogos/1 Golo); Rui Jorge (3 Jogos); Rui Costa (2 Jogos/1 Golo); Figo (3 Jogos); Sérgio Conceição (3 Jogos); Paulo Bento (3 Jogos); Petit (3 Jogos); João Pinto (3 Jogos); Pauleta (3 Jogos/3 Golos); Capucho (1 Jogo); Nuno Gomes (2 Jogos).
Nélson, Ricardo, Caneira, Paulo Sousa, Hugo Viana e Pedro Barbosa não efectuaram qualquer jogo. Treinador: António Oliveira.

1 comentário:

  1. A respeito desta campanha, convém mencionar um facto que desde sempre tem escapado ao público em geral, abafado pelos péssimos resultados desportivos: muitas das unidades chave da Selecção chegaram à competição em péssimas condições físicas. Para além do mediático caso de Luís Figo há que registar que Nuno Gomes tinha perdido os últimos dois meses da temporada na Fiorentina exclusivamente em recuperação; Rui Costa tinha jogado toda a temporada no AC Milan com uma pubalgia a que se juntaram várias lesões menores; Petit nunca recuperara devidamente de uma lesão num pé que o obrigara a parar mais de um mês; Baía mal tinha treinado sem limitações em 2001/2002; e Simão falhou mesmo a viagem para a Coreia devido a lesão grave.
    Relevante também o caso Kenedy; bem como as horriveis escolhas de Oliveira para uma segunda linha, que face às limitações dos titulares não mostrou capacidade para os substituir.

    ResponderEliminar