terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Acontecimentos da década em Portugal: 2004 - Morte de Miki Fehér

2004, era ano de Europeu, o "nosso" Europeu, mas começou da pior maneira possível.
Dia 25 de Janeiro: jornada dezanove do campeonato português, em Guimarães, Vitória e Benfica, enfrentavam-se.
O jogo não corria como Camacho (treinador do Benfica), desejava, e este viu-se "obrigado" a mudar o seu esquema. Lançou Miki Fehér, um jovem húngaro, humilde e lutador.
Fehér entrou aos 59' para o lugar de João Pereira (agora no Sporting), e já perto do fim, após uma jogada de insistência de Simão Sabrosa pelo flanco esquerdo, "Miki" acabou por tocar a bola para Fernando Aguiar, que empurrou o esférico para o fundo das redes. O Benfica chegava ao golo aos 91', e preparava-se para somar mais três pontos.
Aos 92', Fehér, numa"velha" técnica para queimar tempo, fez uma falta, levou cartão amarelo, sorriu perante Olegário Benquerença (árbitro do jogo), debruçou-se, e acabou por cair desamparado no relvado.
As tentativas de reanimação, não surtiram efeito, e o jogador acabou por falecer já no hospital de Guimarães.
Ainda no relvado, Miki deu sinal de vida, o que acalmou por pouco tempo, todos os adeptos presentes no estádio que gritavam em uníssono "Miklos Fehér".Nada a fazer. Miki, faleceu as 23h10, deixando de rastos o País e a "Família Benfiquista".
Nunca mais, nenhum jogador do Benfica, envergará a camisola "29".
Portugal, chorou durante dias (senão meses), a morte de um dos "seus". Aquele jovem, que em 1999, chegou ao nosso país para representar o FC Porto, e que estava sempre de sorriso no rosto, tinha falecido.
Formado no Gyor Eto, manteve contrato com o FC Porto de 98/99 a 01/02. Pelo meio, passagens pela equipa B portista, e por Salgueiros e Braga, ambas por empréstimo.Tinha assinado com o Benfica em 2002.
Aos vinte e cinco anos, perdeu a vida no país que o acolheu, tinha ele dezanove anos. Foi internacional A pela Hungria, em vinte e cinco ocasiões, tendo marcado sete golos.

Sem comentários:

Enviar um comentário