Ronaldo Guiaro, nasceu a 18 de Fevereiro de 1974, em Piracicaba, São Paulo. Formado no Guarani, chegou à equipa principal em 1993.Em 1995, rumou ao Atlético Mineiro, onde ficou até 1996. Em ambas as épocas, realizou vinte jogos no Brasileirão.
Seria contratado pelo Benfica em Janeiro de 1997, vindo com o rótulo de vedeta, pois, afinal, tratava-se de um defesa central internacional brasileiro, e que tinha disputado os Jogos Olímpicos no ano transacto. Porém, na primeira época de águia ao peito, Ronaldo disputou apenas três jogos no Campeonato.
Em 97/98, participou em vinte e sete jogos, e só em 98/99 marcou com a "nova" camisola: foi frente ao Beira Mar, na terceira jornada, e Ronaldo fez o 3-0 aos 54'. Nessa temporada, alinhou em trinta partidas, marcando dois golos.
Jogaria mais duas temporadas no Benfica: 99/00 (vinte e sete jogos/um golo) e 00/01 (vinte e quatro jogos/um golo).
Saiu em Junho de 2001 rumo à Turquia, assinando pelo Besiktas, e a primeira época correu muitíssimo bem ao central: trinta e quatro jogos, seis golos marcados.
Permaneceu no Besiktas por mais três temporadas, sendo que em 02/03, marcou um golo em trinta e três jogos; 03/04 fez vinte e sete jogos e um golo; e em 04/05 realizou dezanove jogos.
Abandonou os turcos, e ficou livre até Janeiro de 2006, altura em que assinou pelo Santos, do seu país Natal. Em 2006 e 2007, realizou exactamente o mesmo número de jogos: participou em vinte e um em ambas as temporadas, sem nunca ter marcado qualquer golo.
Reforçou o Aris de Salónica, da Grécia, no Verão de 2007, e por terras helénicas, Ronaldo realizou um temporada de 07/08 muito boa.
Participou em vinte e nove jogos, e marcou um golo, sendo, portanto, um jogador decisivo na campanha do Aris, que terminou o campeonato num belíssimo quarto lugar.
Na temporada seguinte, seria pouco utilizado, uma vez que fez apenas doze jogos. Esta temporada, já leva jogos jogos efectuados, e um golo marcado.
Soma uma internacionalização A pelo Brasil, além de ter disputado (como já foi referido) os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, pela "Canarinha".
Conhecido em Portugal e pelos benfiquistas somente por Ronaldo, este central brasileiro dividiu e continua a dividir opiniões na 'família encarnada'.
Feliz Natal Ronaldo!
Um jogador de classe e com boa atuacao nas equipes que entrou e sera marcado para sempre na vida dos familiares.
ResponderEliminar