Quem não se lembra de jogos como Benfica - Gondomar, FC Porto - Torreense, Sporting - Naval, etc. ?Dou início a esta nova rubrica, voltando atrás no tempo, para "tirar" do baú, jogos que marcarão para sempre a história do futebol português. Começo então, por um jogo bem recente.
7 de Janeiro de 2007. Tarde chuvosa no Dragão. Era mesmo de Inverno.
Frente a frente, FC Porto e Atlético. De um lado, o cCampeão em título e líder do Campeonato; do outro, o 3º classificado da Série D, da II Divisão.
Um FC Porto desfalcado por opção técnica, e um Atlético com o seu onze base.
Os azuis e brancos, começaram o jogo ao ataque, e logo ao minuto três, João Paulo andou perto do golo, após canto de Ricardo Quaresma.
Na resposta, o Atlético por intermédio de Ricardo Aires, quase chegou ao golo, valendo ao FC Porto uma enorme intervenção de Vítor Baía.
Aos 30', Paulo Assunção serve Bruno Moraes, e este remata para uma excelente defesa de Marco. Foi o primeiro remate do FC Porto à baliza.
Ainda no primeiro tempo, o mesmo Bruno Moraes, após um magnífico passe de Vieirinha, cara-a-cara com Marco, fintou primeiro o guarda-redes, atrapalhando-se depois, vezes sem conta, até que acabou por perder ângulo para rematar.
Começavam a ficar nervosos os adeptos portistas.
Na 2ª Parte, mais uma vez o FC Porto ao ataque, e novamente por João Paulo. Desta vez, o cabeceamento do central, acertou no poste.
O Atlético respondia, e punha em sentido a defensiva azul e branca.
No entanto, o FC Porto também não se ficava, e andou mais uma vez perto do golo. Foi...João Paulo, a permitir uma excelente defesa de Marco.
Logo de seguida, foi Lisandro quem cabeceou, com a bola a passar pertíssimo do poste direito da baliza do Atlético.
Eis, que aos 59' se dá o momento do jogo. Na sequência de um lançamento de linha lateral, Ibson perde a bola infantilmente, e em zona proibida.
Aproveitaram os homens de Lisboa, que após alguma confusão na área portista, conseguem por intermédio de David, introduzir a bola no fundo das redes. Estava feita a surpresa.Até aos 90', o FC Porto dispôs ainda de duas grandes oportunidades.
Primeiro, foi Lisandro a rematar ao lado; e depois na sequência livre directo, foi Ricardo Quaresma, que viu a bola ser desviada na barreira.
Já em período de compensação, grande penalidade assinalada a favor da equipa da casa.
O árbitro Paulo Pereira, assinalou penalti a favor do FC Porto, por pretensa falta de Ricardo Aires, sobre Bruno Moraes. Penalti esse, inexistente.
Chamado a marcar, Ricardo Quaresma confirmou a tarde negra dos pupilos de Jesualdo: Acertou em cheio no poste.
60 anos depois, os Alcântarenses voltaram a eliminar o FC Porto na Taça de Portugal.
Ficha de jogo:FC Porto: Vítor Baía; Fucile (Alan 62'), João Paulo, Ricardo Costa e Marek Cech; Paulo Assunção (Lisandro 45'), Ibson (Adriano 67') e Raúl Meireles; Vieirinha, Ricardo Quaresma e Bruno Moraes.
Treinador: Jesualdo Ferreira. Suplentes Não Utilizados: Paulo Ribeiro; Bosingwa, Tarik e Sokota.
Atlético: Marco; Pedro Pereira (Hugo Freire 85'), Rolão, Ricardo Aires e Júnior; Simões, Lapa (Gonçalo 68') e Marco Bicho (Rui Andrade 83'); Nuno Gaio, David e Edmar.
Treinador: António Pereira. Suplentes Não Utilizados: Paulo Grilo; Lula, João Pedro e Artur Jorge Vicente.
Disciplina:
Amarelos: João Paulo 31'; Marco Bicho 82'; Ricardo Aires 90+2'; Rolão 90+5'; Marco 90+5';
Marcador: 0-1 David 59';

Sem comentários:
Enviar um comentário