domingo, 18 de setembro de 2011

Há 15 anos: Benfica 0-5 FC Porto

O FC Porto não guardará certamente boas recordações do empate de hoje em Aveiro, frente ao Feirense, mas a verdade, é que o dia 18 de Setembro, deveria estar na memória de todos os portistas: foi neste dia, no ano de 1996, que os 'Dragões' venceram na Luz por 5-0, conquistando a Supertaça Cândido de Oliveira. Ou seja, precisamente há quinze anos atrás.
A equipa azul e branca já vinha com uma vantagem de um golo do jogo da primeira mão, e desde muito cedo começou por matar as aspirações encarnadas: logo aos 3' minutos, Artur na sequência de um contra-ataque rápido, fez o primeiro.
Em cima do intervalo, e na sequência de um pontapé de canto a favor do Benfica, Artur 'pegou' na bola e correu até à área encarnada, deixando depois para Edmilson, e este a fazer o 0-2 aos 43' minutos.
Esperava-se por aquilo que o Benfica poderia vir a fazer no segundo tempo, mas a etapa complementar arrancou com o terceiro golo do Porto: canto na esquerda do ataque portista, e Jorge Costa de cabeça a fazer o 0-3!
Aos 56' minutos, seria a vez de Wetl fazer o 'gosto ao pé', e que gosto foi esse. Um golão à entrada da área do Benfica, naquele que foi um dos poucos momentos de glória do austríaco com a camisola do FC Porto.
Na parte final do encontro, seria Drulovic a marcar e a fechar com 'chave de ouro' o resultado, impondo a maior derrota caseira de sempre na história do Benfica.
Jardel completava nesse mesmo dia vinte e três anos de idade; entrou em jogo aos 60' minutos; e por incrível que pareça, não marcou.
Resta dizer que a Supertaça conquistada pelos "Dragões" em 1996, foi a nona da sua história.
Ficha de Jogo:

Jogo realizado no Estádio da Luz, em Lisboa
Trio de arbitragem composto por: António Rola (Árbitro Principal); Carlos Faustino e Artur Fernandes (Árbitros Assistentes)

Benfica: Preud'homme; Calado (Tahar 73'), Hélder, Bermúdez e Dimas (Iliev 50'); Bruno Caires, Jamir, Valdo e Gustavo; Donizete e João Vieira Pinto.
Treinador: Paulo Autuori.

FC Porto: Wozniak; Sérgio Conceição, Lula, João Manuel Pinto, Jorge Costa e Fernando Mendes; Paulinho Santos, Wetl (Rui Barros 70') e Zahovic; Edmilson (Jardel 60') e Artur (Drulovic 52').
Treinador: António Oliveira.

Disciplina:
Amarelos: Gustavo 04'; Edmilson 05'; João Pinto 23'; Jamir 50'; Lula 61'; João Manuel Pinto 88'.

Marcador: 0-1 Artur 03'; 0-2 Edmilson 43'; 0-3 Jorge Costa 46'; 0-4 Wetl 56'; 0-5 Drulovic 85'.

Sem comentários:

Enviar um comentário