quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Liga dos Campeões: FC Porto sofre mas vence D. Kiev

Três jogos, três vitórias. Assim vai o percurso do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões, embora os Dragões tenham sofrido para derrotar um Dinamo Kiev que pouco ou nada incomodou Helton, e que mesmo a perder por duas vezes, conseguiu chegar ao empate.
Apesar do pleno, os azuis-e-brancos só se podem queixar de si próprios por não terem resolvido o jogo mais cedo. Entraram bem na primeira parte, e jogaram toda a segunda parte a um ritmo lento e descompressivo.
Ainda o relógio marcava quinze minutos de jogo, já o Dragão gritava golo, com Varela dentro de área, a aproveitar uma falha da defensiva ucraniana, para de pé direito disparar um míssil indefensável para Shovkovskiy. Bom golo do internacional português.
A resposta ucraniana surgiu por intermédio de um outro internacional luso: Miguel Veloso. Primeiro, o médio formado no Sporting obrigou Helton a defesa para canto aos 20' minutos, e na sequência desse canto, cobrando por ele mesmo, Gusev desviou para o empate.
O FC Porto acusou o golo sofrido, mas conseguiu disfarçar isso aos 36' minutos, quando Jackson isolado por James na faixa central do terreno, aguentou a pressão de um defensor ucraniano, e dentro de área, bateu Shovkovskiy com um toque subtil.
Em vantagem para o segundo tempo, os dragões entraram completamente adormecidos, de nada valendo um remate espectacular de Jackson aos 53' minutos, que errou o alvo por pouco.
A equipa não se galvanizou, pensando que tinha o jogo sob controlo. Porém, aos 71' minutos, Ideye Brown recebeu um passe espectacular nas costas da defensiva portista, e fuzilou Helton para o empate.
Vítor Pereira já havia lançado Atsu para o lugar de Varela, e não perdeu tempo a lançar Defour por troca com Moutinho. Três minutos depois do belga ter entrado, Lucho ganhou espaço na direita, e cruzou para a emenda certeira de Jackson, que assim bisou na partida.
Os portistas controlaram depois a partida até final, sofrendo de maneira escusada, uma vez que tinham e tiveram tudo para bater este Dinamo Kiev de forma mais tranquila.
No outro jogo do grupo, o PSG venceu em Zagreb o Dinamo local por 2-0, e aos dragões falta agora um ponto para confirmarem a presença nos Oitavos-de-Final. Dragões esses, que se deslocam dia 6 de Novembro a Kiev, enquanto que o PSG receberá nesse mesmo dia o Dinamo Zagreb.
Ficha de Jogo:

Jogo realizado no Estádio do Dragão, no Porto
Quarteto de Arbitragem composto por: Pavel Kralovec (Árbitro Principal - Rep. Checa); Roman Slysko e Martin Wilczek (Árbitros Assistentes); Antonin Kordula (Quarto Árbitro)

FC Porto (4-3-3): Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Lucho e João Moutinho (Defour 75'); Varela (Atsu 64'), Jackson e James (Miguel Lopes 90+1').
Treinador: Vítor Pereira. Suplentes Não Utilizados: Fabiano; Abdoulaye, Castro e Kléber.

Dinamo Kiev (4-3-3): Shovkovskiy; Betão, Mikhalik, Khacheridi e Taiwo; Miguel Veloso, Vukojevic (Kranjčar 84') e Garmash; Yarmolenko, Ideye Brown e Gusev.
Treinador: Oleg Blokhin; Suplentes Não Utilizados: Koval; Mehmedi, Bogdanov, Haruna, Marco Ruben e Ninković.

Disciplina:
Amarelos: Garmash 81'; Betão 90+3'; Maicon 90+4'; Miguel Veloso 90+4'.

Marcador: 1-0 Varela 15'; 1-1 Gusev 21'; 2-1 Jackson 36'; 2-2 Ideye Brown 71'; 3-2 Jackson 78'.

Sem comentários:

Enviar um comentário