quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Recordar: Pavel Horváth no Sporting

Em 2000, o Sporting recuperou o título de Campeão Nacional que lhe escapava há dezoito anos, e reforçou-se tendo em vista a revalidação do mesmo na temporada 2000/2001.
Um dos reforços foi Pavel Horváth, médio checo, que chegava do Slavia de Praga, onde havia marcado dez golos no campeonato, números algo 'exorbitantes' para um médio.
Horváth efectuaria a sua estreia pelos 'Leões' frente ao FC Porto na primeira mão da Supertaça, partida que começou como titular, jogando depois contra o Farense na jornada um, tendo sido suplente utilizado, voltando depois à titularidade nas jornadas seguintes e até à sexta, sendo também titular frente a Real Madrid, Leverkusen e Sp. Moscovo na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Depois, entre Outubro e Dezembro, o médio checo apenas por duas vezes logrou ser titular: novamente frente ao Sp. Moscovo na quarta jornada da Champions; e frente ao Belenenses na décima quarta jornada da Liga. De resto e nesse período de tempo, foi suplente utilizado em quatro ocasiões, uma delas para a Taça de Portugal.
Veio Janeiro, com Horváth a ser suplente utilizado frente a Marítimo e V. Guimarães, tendo jogado ainda frente ao Leixões na Taça e frente ao FC Porto na segunda mão da Supertaça, sofrendo depois uma lesão que o 'obrigou' a estar afastado da competição até final de Abril, altura em que regressou aos relvados, entrando no decorrer da partida frente ao Benfica - 30ª Jornada, 29 de Abril.
Jogaria depois os outros quatro restantes jogos da Liga, três deles como suplente utilizado, tendo sido titular frente ao Paços de Ferreira em Alvalade - jogo que os Leões perderam por 1-3 -, entrando ainda frente ao FC Porto na finalíssima da Supertaça.
Horváth manteve-se no Sporting para 2001/2002 - ano de título em Alvalade -, tendo sido titular nas primeiras três jornadas do campeonato, efectuando o último jogo com a camisola leonina frente ao Alverca, clube a quem havia marcado na época anterior, naquele que foi o seu único golo por terras lusas.
Depois da terceira jornada, chegou a Alvalade Mário Jardel, vindo do Galatasaray, e o Sporting acabou por incluir no negócio Pavel Horváth, além de Robert Spehar e Mbo Mpenza.
Actualmente com trinta e seis anos, Pavel Horváth é o capitão do Viktoria Plzeň, equipa checa que está no grupo de Barcelona e AC Milan na Liga dos Campeões.
Número de Jogos efectuados por Pavel Horváth ao serviço do Sporting:

00/01 - 25 Jogos/1 Golo (16 no Campeonato/1 Golo; 4 na Liga dos Campeões; 2 na Taça de Portugal; 3 na Supertaça)
01/02 - 3 Jogos/0 Golos (3 no Campeonato)

Palmarés de Pavel Horváth no Sporting:

Campeonato Nacional I Divisão: 1 (2001/2002)
Supertaça Cândido de Oliveira: 1 (2000/2001)

Sem comentários:

Enviar um comentário