sexta-feira, 18 de maio de 2012

18 de Maio: Porto duplamente de parabéns

(Em cima, da esquerda para a direita: Ricardo, Litos, Pedro Emanuel, Rui Bento, Duda e Sanchez; Em baixo, pela mesma ordem: Quevedo, Frechaut, Silva, Petit e Martelinho.)
A cidade do Porto está hoje duplamente de parabéns a nível desportivo: se por um lado, se assinala o décimo primeiro aniversário do campeonato nacional de seniores, ganho pelo Boavista; por outro, assinala-se o primeiro aniversário da vitória do FC Porto na Liga Europa, ante o Sp. Braga.
No Bessa, há onze atrás, vivia-se uma onda de optimismo e satisfação pois o Boavista estava muito perto de se sagrar campeão nacional pela primeira vez na sua história.
Precisamente a uma sexta-feira, os axadrezados receberam o Aves, já despromovido, e venceram por 3-0: José Soares, com um auto-golo, abriu o marcador a favor dos boavisteiros aos 22' minutos, Silva aumentou a contagem aos 49', e Whelitton aos 64' fechou o resultado.
A cidade invicta foi depois 'invadida' pela festa boavisteira, estimando-se que cerca de trinta mil pessoas tenham estado na rotunda da Boavista a festejarem o título axadrezado.
Em Dublin, há um ano atrás, o FC Porto bateu o Sp. Braga por uma bola a zero, numa final da Liga Europa entre equipas portuguesas, mas recheada de jogadores estrangeiros, nomeadamente sul-americanos.
Uma cabeçada de Radamel Falcao a cruzamento de Guarín, mesmo em cima do intervalo, valeu aos dragões a segunda conquista nesta prova - a primeira havia sido em 2003. Os bracarenses complicaram ao máximo a tarefa do FC Porto, e Mossoró teve uma excelente oportunidade para empatar no segundo tempo, quando surgiu isolado perante Helton, mas não conseguiu concretizar.
Sendo assim, resta-me concluir que Boavista, FC Porto, e principalmente a cidade do Porto, estão hoje de parabéns.

Nota: na foto, o onze apresentado por Jaime Pacheco na penúltima jornada do campeonato 00/01, frente ao Aves, que deu o título ao Boavista. A foto é da inteira autoria do site oficial do clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário