segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AF Aveiro: Macinhatense abandonou jogo

(Na temporada passada, o Macinhatense sagrou-se campeão da II Divisão da AF Aveiro.)
O impensável aconteceu ontem em Fiães. O jogo entre os da casa e o Macinhatense, a contar para a vigésima segunda jornada da I Divisão da AF Aveiro, não chegou ao fim, tendo sido abandonado pelos jogadores forasteiros, em contestação com a equipa de arbitragem, que apitou para o fim da partida aos 57' minutos.
Depois de ficar reduzida a dez elementos, logo aos cinco minutos de jogo, por expulsão de Diogo Fia, a turma de Macinhata ficaria reduzida a nove jogadores ao minuto 53', por expulsão de Luís Rocha, algo que motivou a 'fúria' da equipa do Sul de Aveiro, que entendeu que o seu jogador havia sofrido, e não feito falta.
Paulo Ricardo, guarda-redes e capitão do Macinhatense, foi o primeiro a dizer que abandonava o jogo, tirando as luvas e recolhendo os seus pertences do interior da baliza onde estava, saindo 'disparado' rumo ao balneário. À 'desistência' do seu atleta, o técnico dos forasteiros concordou, tal como o presidente do clube, que terá assumido que pagaria as multas que fossem necessárias.
Perante isto, o 'ConversasRedondas' chegou à fala com Laçal, atleta do Macinhatense, que explicou os vários problemas acumulados que a equipa tem vindo a ter, algo que despoletou uma reacção 'drástica' na partida de ontem. O lateral direito queixa-se de uma espécie de campanha contra o Macinhatense por parte das equipas de arbitragem, a que se juntam três meses de salários em atraso:
"Nós tivemos aquela atitude, porque já são vários jogos em que não nos deixam jogar. Sabemos que temos uma má fama por causa de um ou dois jogadores que não se sabem comportar, e depois é a equipa que paga. Já há alguns jogos que sinto 'vergonha' (com o devido respeito pelas pessoas da Macinhata) quando visto a camisola do Macinhatense porque não conseguimos acabar um jogo com onze jogadores. Este ano está a ser dos meus piores anos, visto que comecei a época no Cesarense com uma lesão, fractura do dedo do pé, depois comecei a jogar e fracturei o dedo da mão, entretanto mudamos de treinador e lá me dispensou por razões que só o mister sabe. Depois aceitei o convite para voltar ao Macinhatense, mas desde muito cedo que me arrependi, e por várias razões, como por exemplo a falta de pagamento dos ordenados, já lá vão três meses. Com isto, os jogadores perderam a vontade de jogar, visto que também a par do dinheiro, os resultados não aparecem, e os árbitros 'não nos podem ver', e têm-nos prejudicado bastante. Não sei se é pela má fama que temos, ou se é pelas pessoas que estão à frente do clube."
Laçal acrescenta ainda que existe pouca afluência aos treinos por parte do plantel, e reitera que foi o árbitro que acabou com a partida em Fiães:
"A juntar ao que já disse, estas últimas semanas têm sido muito complicadas para nós, visto aparecerem apenas oito jogadores aos treinos. Já ninguém suporta ninguém, a direcção parece que não confia no plantel, e por várias vezes esteve mesmo para acabar o clube, mas com grande esforço de alguns jogadores e dos treinadores, lá continuamos. Hoje, depois daquela má arbitragem - pelo menos para mim foi -, não conseguimos mais aguentar e apesar de querermos ter desistido do jogo, foi o árbitro que acabou com o jogo, que era o que alguns jogadores queriam, porque somos gozados por toda a gente, algo que nos faz sentir 'palhaços'. Ninguém nos apoia, e assim é difícil."
Laçal falou depois da partida em si e dos lances que resultaram em duas expulsões para a sua equipa, pedindo desculpa às pessoas de Fiães pela atitude de alguns dos seus companheiros:
"Do jogo, fiquei com uma má impressão do árbitro, visto que logo aos cinco minutos, não marcou falta contra o Fiães, e de seguida deu falta contra nós, mostrando cartão amarelo ao nosso jogador. Depois o árbitro perguntou-me o número do jogador, respondi-lhe com educação, mas o jogador que levou o amarelo, estava longe e não o ouviu chamar. Esta foi a desculpa que o árbitro nos deu para mostrar o segundo amarelo e respectivo vermelho. Também não podíamos tocar nos jogadores do Fiães, pois era logo falta, mas não acredito que o Fiães tivesse culpa, porque eles ficaram surpresos e até falava com os jogadores do Fiães e eles diziam que não sabiam o que o árbitro andava ali a fazer, visto que só estava a estragar o jogo. Na segunda expulsão, o meu colega de equipa foi agredido, rasgaram-lhe a meia e a perna, mas é ele que vê o vermelho. Não acredito que a falta tenha sido por maldade, mas sim, que o problema todo tenha sido por ser o jogador que foi, pois ele 'estraga' a nossa equipa, uma vez que é um pouco violento. Mesmo assim, depois daquela situação é difícil 'engolir' a atitude do árbitro. Mais uma vez, não quero menosprezar a equipa do Fiães, porque não tenho nada a apontar eles, e também não mereciam ter acabado o jogo daquela forma. Mas foi uma reacção de vários e vários problemas que temos tido, e que só conseguimos reagir neste jogo. Atitudes destas são tristes para o futebol, mas nós somos humanos e não aguentamos mais. Agora não sei como vai ser, mas para dizer a verdade, não me preocupa muito porque quem tem levado o clube para a frente, são os jogadores e os treinadores. De resto, mais ninguém se preocupa se o clube acaba ou não. Tenho vergonha de estar a dizer estas coisas, mas é a pura verdade. Queria pedir desculpa ao pessoal de Fiães, tanto direcção, treinadores, jogadores e assistência pelo acto vergonhoso que cometemos, e espero que depois de verem esta entrevista, percebam melhor o porquê da nossa atitude."
Decorridas que estão agora vinte e duas jornadas, o Macinhatense é antepenúltimo na tabela, com catorze pontos, fruto de uma vitória e onze empates, estando praticamente condenado à descida. Sobre o episódio caricato de ontem, espera-se um comunicado oficial da AF Aveiro, ainda no decorrer desta semana, mas tudo indica que o Fiães vencerá a partida e somará os três pontos.
Na altura do fim precoce da partida, a turma fianense vencia por uma bola a zero, com golo apontado por Fílipe Espincho.

Nota: os nomes dos jogadores expulsos na equipa do Macinhatense, foram colocados, tendo como base a ficha de jogo publicada num jornal do concelho de Santa Maria da Feira. O atleta Luís Laçal, nada tem a ver com o sucedido.

19 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  2. aEste Laçal se o Macinhate tivesse dirigentes competentes nunca mais vestia a camisola do clube!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh anónimo isto é BONITO COM NOMES :D
      E se tivéssemos dirigentes competentes nunca estávamos nesta situação !!! Ganha juízo e dá a cara.

      luís

      Eliminar
  3. eu paulo ricardo só abandonei as quatro linhas quando o senhor árbitro apitou para o final do jogo! as pessoas têm de assumir os seus atos.de modos que nem tudo o que este senhor escreveu é verdade

    ResponderEliminar
  4. Sr. Paulo Ricardo, ninguém me contou, fui eu que vi. O senhor tirou as luvas e saiu disparado da baliza a dizer que ia embora. Até deu sinalética ao assistente do lado da bancada descoberta, e o Arie bem o agarrou para que não saísse! Estou a falar mentira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o sr.escreveu que eu tinha saido disparado para o balneário,o que é mentira ou não? e aliás eu sei como são os jornalistas contam um conto e acrescentam um ponto.e quando falei para o assistente não foi para dizer que me ia embora cada interpreta como quiser!abraço "amigo"

      Eliminar
    2. Mas nega que o Arie o agarrou no intuito de o demover de se ir embora? O vosso nr. 7, por exemplo, desceu as escadas antes de o árbitro apitar. Mas não percebo o porquê de tanto alarido acerca deste assunto.

      Eliminar
    3. O Senhor Raúl Paiva, você seja coerente e decida duma vez. Então O título da sua noticia diz "Macinhatense abandonou o jogo", na introdução você diz "jogo não chegou ao fim, tendo sido abandonado pelos jogadores forasteiros". Agora aqui neste comentário você já diz que o árbitro apitou para o fim. FICAMOS EM QUÊ AFINA DE CONTA??.....Alarido é porque, as suas mentiras aqui escritas, metem em causa a dignidade de muita gente. Percebeu? Ou será necessário um desenho?

      Eliminar
    4. Está bem caro amigo, o mentiroso aqui sou eu, já todos sabemos.

      Eliminar
  5. Sr Raul_14 ,,,,,, isto lá la vai com notas de rodapé????

    ResponderEliminar
  6. Oh Senhor Raul Paiva mas em quê, ou em quem, se baseou vocÊ para afirmar, na introdução da noticia, que o Treinador e o Presidente do Macinhatense concordaram com o alegado abandono de campo? Que o Presidente do Macinhatense concordou e disse que assumia as supostas multas?........ Com todo o respeito gostaria que me esclaresse o que, ou quem, o levou a fazer tais afirmações??,,, Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. A liberdade de expressão dá para isto mesmo, para chegarem aqui uns quantos anónimos armados em membros do Conselho de Justiça da Associação de Aveiro e porem-se aqui a julgar o trabalho de uma pessoa, que escreveu o que escreveu de boa fé.
    Raúl, continua a escrever e a actualizar o blogue, porque eu tenho a certeza que não agiste com más intenções.
    Abraço.

    André Almeida, Ovar

    ResponderEliminar
  8. Armados em membros do Conselho de Justiça da AFA não, apenas, pelo que posso constatar, pretendem que fique demonstrado que tais declarações proferidas pelo senhor Raul não são verídicas e põem em causa o bom nome das pessoas (de referir que alguns nomes foram retirados de um primeiro texto postado, sendo depois acrescentado "Notas" no final do texto ... há por aqui Harry Potter (!)).

    Espero sinceramente que o senhor Raul continue a escrever e actualizar o seu blogue, e eu também tenho a certeza que não agiu com más intenções, porém,todavia, contudo, deverá aprender com os erros e não voltar a referir acontecimentos que não se tenham realmente passado. Ainda é um rapaz jovem, numa idade muito tenra, pelo que presumo que tenha existido um "alguém" por trás disto tudo que o tenha influenciado.

    Um abraço a todos vós meu povo

    O Engenheiro José Sócrates, França

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que fique bem claro, e é a última vez que o digo, que os nomes fui eu que os escrevi deliberadamente! Se quer saber de onde tirei, pode muito bem consultar o jornal 'Terras da Feira' desta segunda-feira! Se não o conseguir arranjar, eu posso muito bem emprestá-lo.
      O atleta do Macinhatense com quem falei, Luís Laçal, não me disse nomes de ninguém que fosse, eu coloquei-os no meio das declarações dele, entre parêntesis (!), de forma a evidenciar uma vez mais quem tenha sido expulso. Longe de mim querer arranjar problemas ao Laçal, ou a quem quer que seja.
      A nota foi escrita para isso mesmo: para evitar que o atleta fosse 'condenado' no balneário, algo que já terá acontecido na terça-feira.

      Eliminar
  9. Portanto, a julgar pelos comentários daqui a pouco o jogo decorreu dentro de toda a normalidade, no Macinhatense é tudo paz, amor e dranguilidade, e a culpa foi toda deste alarido foi do blogger que:

    a) postou a notícia;
    b) recolheu o depoiamento de um dos elementos do Macinhatense;
    c) Alegadamente exagerou (será?) alguns pormenores.

    Já agora, alguém reparou que isto é um blog particular e não um orgão da imprensa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Informações como:
      - O Titulo de abandono de Campo;
      - A introdção que diz jogo acabou com abandono dos jogadores forasteiros;
      - Treinador e Presidente concordaram com abandono;
      - Presidente diz que paga todas as multas do abandono.
      Estas informações foram dadas por quem?? Não estou a ver quem diga tais mentiras.Foi o atleta?????????
      O meu caro "Nitro", não é tudo paz e amor, tal como nas outras equipas, mas por ser um Blog particular, há que saber a veracidade de afirmações directas e gravissimas feitas pelo autor da noticia no titulo e introdução.Ou isto é a Republica das Bananas, acusam-se pessoas por coisas que ouvi dizer e tal... Enfim

      Eliminar
    2. Caro Anónimo,

      - Aparentemente está toda a gente de acordo que houve um abandono de campo (incluindo jornais regionais), independentemente se foi de forma intempestiva ou não. Alguns elementos do Macinhatense ameaçaram e/ou tentaram abandonar o relvado, e como consequência disso o árbitro deu por terminado o jogo. Tenha sido por causa de fulano ou de sicrano, ou tenha sido uma decisão correcta ou não.

      - Abandono tentado, efectivado ou imaginado pelo árbitro, foi efectivamente por causa de um abandono da equipa adversária que o desafio terminou. Não está em causa se foi uma decisão correcta ou errada do árbitro - e os jornais que concordam todos que a arbitragem foi absurda. Mesmo sem ter estado no local estou em condições de garantir que o Raul nada teve a ver com o assunto nem instigou a situação de forma alguma, pelo que continua a não ser muito justo estar a atacá-lo.

      - Não li em lado nenhum algo relativo aos últimos dois pontos e seria conveniente que o Raul mencionasse as fontes. Todavia já visito este blog praticamente desde o nascimento e é a primeira vez que a credibilidade dos textos é posta em causa; enquanto pelo contrário lido frequentemente com jogadores, dirigentes e agentes a darem o dito por não dito (e por vezes a mentirem descaradamente). Por mim, o benefício da dúvida vai claramente para o jovem. Vale o que vale.

      - O ponto que queria destacar com isto ser um blog e não um jornal: claro que não ficava nada ao Raul inventar noticias ou fazer posts a insultar jogadores, mas é o espaço dele e não um serviço público de informação - e como tal no limite pode fazer o que entender. Se pensa que é esse o caso, caro Anónimo, recomendo vivamente que em resposta crie o seu próprio blog dedicado a insultar o Raúl! Se depois deixar aqui o link prometo ir consultá-lo e rir consigo.

      Ricardo Nuno Almeida
      (Desculpe lá o "Nitro", de facto os bois chamam-se pelos nomes ;) )

      Eliminar
    3. Caro suposto "Ricardo Nuno Almeida", Criar um Blog para insultar quem nos insulta???? Mas você tem que idade? Poupe-me........ E ninguém disse que o Raúl prestou um bom ou mau serviço, apenas e só, perguntaram em quem ou o quê se baseou para fazer as afirmações acerca de jogadores, presidente, multas e abandono... Apenas e só esclarecer porque afirmou isso.. Ou se essas informações foram avançadas por ele ou pelo atleta, dado que estão presentes na introdução....Cita sff as fontes que o levaram a afirmar:
      - Presidente e treinador concordaram com abandono;
      - Presidente diz que paga multas;
      - G.Redes Vai directo para o Balneário.


      E lá por ser um Blog particular no "limite pode fazer o que entender" ,,,,,,loooooolllll
      Cumprimentos

      Eliminar