sábado, 9 de junho de 2012

Euro 2012: Alemanha 1-0 Portugal

Portugal entrou a perder na fase final do Euro 2012, perdendo com a Alemanha por uma bola a zero, num jogo em que a nossa selecção teve as melhores oportunidades de golo, mandou duas bolas à barra, mas como dizia Gary Lineker: "no futebol são onze contra onze, e no fim ganham os alemães".
Um golo solitário de Gómez aos 72' minutos, ditou a derrota de Portugal no primeiro jogo, colocando os germânicos em igualdade pontual com a Dinamarca, que venceu a Holanda, também por 1-0.
Passavam poucos segundos do primeiro minuto de jogo, quando Gómez pôs à prova Rui Patrício, com um golpe de cabeça, que o guardião leonino segurou junto ao solo.
A resposta surgiu quase de imediato, com uma excelente arrancada de Coentrão pelo lado esquerdo, com o lateral a flectir para o meio e a 'partir para cima' de Badstuber, perante a hesitação do central alemão, com Portugal a ganhar canto logo de seguida.
Depois, foi ver Portugal - demasiado - encolhido perante o futebol dos germânicos, que também não esteve nos seus melhores dias. Se a 'Manschafft' dominou nos capítulos de posse de bola, Portugal dominou territorialmente o primeiro tempo, fazendo uma exibição quase perfeita a nível táctico.
Ainda assim, a melhor oportunidade do primeiro tempo, foi nossa. Se é verdade que os alemães não mais conseguiram chegar à baliza com perigo, depois de Gómez logo no primeiro minuto, também é verdade que Portugal ia marcando na primeira vez que chegou à área de Neuer com relativo perigo.
Na sequência de um pontapé de canto, Pepe rematou colocado, de pé direito, à barra de Neuer, com a bola a descer e a bater mesmo em cima da linha de golo.
Portugal chegou ao intervalo, por cima no jogo, mas no segundo tempo, a toada de jogo manteve-se: ninguém arriscava, ninguém fazia substituições, enfim, o nulo parecia agradar a ambas as selecções.
Até que Paulo Bento decidiu trocar Postiga por Nélson Oliveira, lançando o jovem avançado aos 70' minutos. O que ele não contava, é que a Alemanha marcasse dois minutos depois, quando um cruzamento de Khedira bateu no braço de Moutinho, sofreu um desvio, e caiu direitinho na cabeça de Gómez, que não teve grandes dificuldades em bater Rui Patrício.
O seleccionador português voltaria a mexer aos 81' minutos, tirando Raúl Meireles e lançando Varela, com o extremo do FC Porto a ficar muito perto do golo aos 88', quando um cruzamento venenoso de Coentrão, passou por toda a gente e chegou ao 'Drogba da Caparica', que de primeira, rematou contra Neuer.
Já nos descontos, Ronaldo serviu Nani, com o jogador do United a rematar contra Badstuber, em mais uma excelente 'aparição' do central germânico. Na sequência desse lance, surgiu um canto, no qual Bruno Alves esteve perto de marcar, mas cabeceou para fora.
Portugal volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, com a Dinamarca, numa partida que está marcada para as dezassete horas portuguesas, e que se voltará a realizar em Lviv.
Ficha de Jogo:

Jogo realizado no Estádio Arena de Lviv, em Lviv - Ucrânia
Equipa de Arbitragem composta por: Stephane Lannoy (Árbitro Principal - França); Frederic Cano, Michael Annonier, Fredy Fautrel e Ruddy Buquet (Árbitros Assistentes - França); Marcin Borski (Quarto Árbitro - Polónia)

Alemanha (4-2-3-1): Neuer; Boateng, Badstuber, Hummels e Lahm; Khedira e Schweinsteiger; Özil (Kroos 87'), Müller (Bender 90+2') e Podolski; Mario Gómez (Klose 80').
Treinador: Joachim Low. Suplentes Não Utilizados: Tim Wiese e Zieler; Höwedes, Mertesacker, Schmelzer, Gündoğan, Gotze, Reus e Schürrle.

Portugal (4-3-3): Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho e Raúl Meireles (Varela 81'); Nani, Hélder Postiga (Nélson Oliveira 70') e Ronaldo.
Treinador: Paulo Bento. Suplentes Não Utilizados: Eduardo e Beto; Ricardo Costa, Rolando, Miguel Lopes, Custódio, Rúben Micael, Hugo Viana, Quaresma e Hugo Almeida.

Disciplina:
Amarelos: Hélder Postiga 13'; Badstuber 43'; Fábio Coentrão 61'; Boateng 70'.

Marcador: 1-0 Mario Gómez 72'.

Sem comentários:

Enviar um comentário